domingo, 27 de novembro de 2011

ZOONOSES EM CARAGUÁ SEGUE SEM SOLUÇÃO

Ligou hoje, domingo, uma senhora moradora do Indaiá para dizer que apareceu em frente à sua residência na Av. Cuiabá, 328, um cão da raça Pitbull de cor marrom com uma mancha branca no peitoral, cão de boa índole, que estava perdido no bairro. O animal permitiu ser amarrado na grade externa da residência e em seguida ela a Sra. Mônica ligou para a polícia ambiental e disseram que não podiam fazer nada. Para os bombeiros e a resposta foi a mesma. Para o serviço de zoonoses e também nada de solução. Foi recomendado que soltasse o animal. Nos ligou e pediu ajuda. Ligamos para a Márcia da Cia das Patas, uma ONG que não recebe um centavo de verba pública e presta um enorme serviço na defesa dos animais e a solução está sendo encaminhada. De qualquer modo seria bom que o dono do animal fosse localizado.
Fica o registro, para constatar que o serviço de zoonoses de Caraguá precisa de novas orientações depois que o Ministério Público apertou o cerco contra as matanças, porque alguns servidores daquela unidade estão fazendo "birra" e não querem assumir essas responsabilidades que não podem ficar sem solução. Só sabiam apreender os animais quando podiam matar e entregar a carcaça para a empresa de coleta de lixo incinerar e cobrar pelo o serviço.
Quem sabe, se profissionais de mentalidade moderna fossem inseridos no sistema pudessem acabar com a ideia da "vampiragem". Matar para livrar-se do problema.
Se alguém desejar adotar o animal que não é bravio e tem idade estimada de um ano, pode ligar no fone da Mônica porque ela não tem espaço para acomodá-lo, 3882-3378.

2 comentários:

augusto tannenbaum disse...

Donos irresponsaveis e autoridades mais irresponsaveis ainda. Difícil hein? Pena eu não ter espaço pra esse bichinho.

munícipe preocupado disse...

Sempre a corda arrebenta do lado do mais fraco, né? Os pobres animais pagam o pato da irresponsabilidade dessa secretaria de saúde, que de saúde não tem nada. Tem um bando de burocratas de escrivaninha que, no máximo, leêm o diário oficial e tentam "aplicar" a lei dentro de suas conveniências.
Já disse e repito, para ser secretário e diretor na secretaria de saúde, tem que entender de SAÚDE PÚBLICA e não ficar só sentado no gabinete. Ainda mais se nem é da área de saúde.
Estamos falando de SAÚDE e não de doença! Tem que ter prevenção e isso se aplica também no setor de zoonoses. Deixar os animais soltos, se multiplicando sem controle só traz sofrimento e doenças.
Onde está a prevenção? Onde está tratar as pessoas e os animais com decência e respeito?
Lamentável o que fizeram com a saúde durante essa administração.