segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

SERIA BOM QUE EVOLUÍSSEMOS

O Blog do João Lúcio tem sido um veículo de comunicação que vem suprindo a lacuna deixada pelas circunstâncias geográficas da nossa região. Aqui, as rádios dos grandes centros não conseguem atingir por conta da diferença de altitude que dificulta a chegada dos sinais eletromagnéticos. A televisão que mais nos abrange é do Vale do Paraíba cuja programação só se refere praticamente às festas do litoral e aos problemas com criminalidade. O cotidiano importante para a vida cultural e social do litoral e as questões ligadas à atividade politica são exploradas de forma muito superficial e insuficiente para a importância da região. O Blog tem feito o possível para suprir a lacuna, mas os leitores de um modo geral mostram-se despreparados para debater questões mais controversas e muitos têm medo de lidar com temas fundamentais. Avaliamos em enquetes a imprensa local e as notas são muito baixas, avaliamos os políticos e as notas são muito baixas, mas quando se trata de comentar as pessoas querem se esconder atrás do anonimato por conta de algum fenômeno que não se explica. Ora, se a saúde tem problemas, porque não falar abertamente como estamos falando sobre inclusão social e a situação da APAE? Se a educação está com problemas por falta até de lousas cujas pinturas estejam desgastadas, se faltam medicamentos, se o transporte coletivo é ruim, o Blog não é como alguns órgãos de imprensa que falam mal até serem contratados para falar bem.
Temos encontrado muitas pessoas que falam que se informam por aqui, mas têm medo até de dizer que lêem o Blog. Se a população se acovarda e não participa do debate como é que a corrupção poderá ser extirpada no Litoral?
Em Brasilia a imprensa está fazendo o seu papel e o sexto ministro já foi demitido. Aqui, os secretários entram e saem e ninguém sabe porque e o poder omite as informações que ficam por conta de alguns órgãos de imprensa que não podem divulgar e o povo que paga os salários de todos eles inclusive dos apresentadores de alguns sistemas de noticiário fica sem saber de nada.
As pessoas que se dispõem fazer diferente têm muitas dificuldades porque a máfia tem braços por todos os lados, mas se o povo de modo geral resolver participar ai sim a imprensa realmente livre terá mais condições de contribuir como vem ocorrendo em Brasilia. Um órgão de imprensa que vem merecendo todos os elogios é o Jornal Imprensa Livre que tem feito um bom papel e há outros que merecem alguma credibilidade, mas são poucos. Outros Blogs tentaram ganhar importância, mas têm tido dificuldades de subsistir porque a internet não remunera com anúncios.
Ai fica essa ladainha de ficar ao lado do poder porque dá retorno financeiro e o povo que é o dono do serviço público de radiodifusão e televisão paga para não ter um bom serviço.
Não se trata de ofender ou de afrontar as autoridades, mas trata-se de fiscalizar o comportamento dos homens do poder que não dão a menor bola para a opinião pública que eles acabam conseguindo controlar com as propinas e favorecimentos. A Câmara de Caraguá parece estar resistindo o assédio e por isso tem sofrido críticas até que pague pra  ganhar elogios.
Temos recebido críticas porque alguns dizem que o pessoal do Blog é contra o partido tal ou a favor do partido tal, como se o mundo fosse dividido em duas partes por um divisor de interesses pessoais, numa espécie de tentativa de reduzir a credibilidade do Blog. A prova de que temos tentado ser o mais imparcial possível é que mesmo o dono do Blog sendo filiado ao PDT, partido pelo qual deverá tentar uma cadeira de vereador pra ver se consegue a tribuna além do Blog, as noticias sobre o Ministro do PDT que foi demitido, o Lupi, foram todas publicadas e se fosse igual a alguns órgãos locais de informação elas teriam sido omitidas. Esta matéria tem a finalidade de mostrar que o Litoral Norte precisa mudar muitas coisas por aqui, para que a coisa pública seja tratada com o cuidado que merece. Os orçamentos das cidades do litoral são mais altos do que os orçamentos de São José dos Campos se levado em conta o número de habitantes e a condição de vida aqui é terrivelmente pior no que diz respeito a serviços públicos. Todo mundo fala que se ficar doente é melhor subir a serra. Para estudar, é melhor subir a serra. Será que aqui é só festa?
Pois é o Blog quer continuar debatendo as coisas sérias e os leitores precisam perder a vergonha de falar e o medo de se manifestar  e se tiver que denunciar atos de corrupção não precisa se identificar, mas pelo menos mande documentos ou dados pelo correio ou de qualquer forma que nós encaminharemos ao Ministério Público que tem sido bom parceiro por aqui.
Quando abrimos os comentários anônimos são inúmeros que nos são enviados todos os dias e quando exigimos identificação cai o número sensivelmente.
Poderíamos dizer que o Caiçara é medroso ou que etá comprometido de algum modo? Prefiro achar que as cidades do litoral precisam desenvolver políticas que gerem empregos e profissões e gerem postos de trabalho com distribuição justa de renda, para que o povo se liberte desses malditos favores pessoais para o filho, a nora, o genro, e outros parentes que por salários miseráveis vendem o seu silêncio. Quem pede favor acaba com a língua presa. Quem vende a liberdade não vai nunca deixar de ser pobre ou de dinheiro ou de espírito e a bandidagem que compra consciência é a mesma que vai querer comprar sempre e a grande virtude do pirata do poder é submeter todo mundo à situação de pobreza para que as consciências sejam sempre bem baratas. Eles, enriquecem e o povo segue na vala da criminalidade, da falta de trabalho digno, da ignorância porque escolas são para não ensinar, e assim vai. Como disse um leitor inteligente do Blog, "não dá pra bater palmas pra louco dançar". Mas há quem bata. Estamos indo para mais de um milhão de acessos nas diversas versões do Blog o que impressiona, mas ainda nos sentimos muito longe de encontrar um formato realmente abrangente. Obrigado aos que lêem e confiam na gente.
João Lúcio Teixeira

Nenhum comentário: