sexta-feira, 4 de maio de 2012

MASSAGUAÇU NA LUTA POR MELHORIAS NA SAÚDE

Ontem,às  4 da tarde, moradores do bairro Massaguaçu na região norte do município de Caraguatatuba, reuniram-se nas dependências do posto de saúde do bairro, representantes da sociedade organizada e representantes da secretaria de saúde para debaterem algumas questões específicas do atendimento à saúde naquela região. Dois eram os motivos da reunião:
1-     Viabilização da instalação de uma sala de estabilização junto ao posto de saúde, com atendimento médico em regime de pronto atendimento. Como o bairro se localiza há mais de 10 quilômetros do centro da cidade, a locomoção nos casos de emergência é fator de risco acentuado.
2-     Resolver a situação de um aparelho de eletrocardiograma que está há mais de um ano sem funcionar por falta de operador. As pessoas do bairro precisam se locomover a bairro distantes para realizarem o exame que antes era feito no posto do bairro.

Havia no local cerca de dez representantes de comunidades, dentre eles, o  Cidreira, Urias Macedo, Mirian, Gonzaga, João Lúcio, pela ONG Olho Vivo, e alguns outros moradores, e por parte da secretaria de saúde, o médico coordenador do Programa Saúde da Família, Dr. Luiz Carlos, a Sara, enfermeira coordenadora da enfermagem, e do Gerente do Posto Sr. Peixinho, tendo faltado o Secretário de Saúde, Sr. Sérgio que justificou hoje em uma emissora da cidade a sua ausência.
Eletrocardiograma que está desativado há mais de um ano
Importante a manifestação do Secretário no rádio quando disse que o prefeito autorizou a instalação da sala de estabilização que servirá ao pronto atendimento médico no local, atendendo o desejo dos moradores da região. Agora é necessário que a sala de estabilização seja mesmo instalada o quanto antes com médicos atendendo prontamente sem necessidade de agendamentos para que não seja mais necessário viajar mais de 10 quilômetros levando pessoas, doentes ou acidentadas, ao pronto socorro da Santa Casa que anda muito congestionado.
Sobre o aparelho de eletrocardiograma, que se acha desativado por falta de operador, seria importante que o prefeito fizesse o mesmo e determinasse o suprimento imediato desse profissional para resolver a situação do bairro e desafogar outros postos de atendimento. 

Nenhum comentário: