sábado, 5 de maio de 2012

O BADUCA ESTAVA PREOCUPADO

Encontrei o vereador Baduca na rua e ele disse estar preocupado com a possibilidade de ter sua candidatura barrada por conta das contas de campanha rejeitadas. Segundo ele, o cartório eleitoral rejeitou suas contas porque constavam nos documentos 26 carros adesivados e o cartório calculou 28 e não 26. Por isso suas contas foram consideradas irregulares. Isso ocorreu com quase todos os vereadores de Caraguá que tiveram suas contas impugnadas. Difícil é saber porque o juiz eleitoral deu posse a todos eles, mesmo com as restrições. Isso é incógnita porque se tomaram posse naquela eleição não poderiam ser impugnados agora. Outra coisa, é o fato de a resolução do TSE ter sido publicada com menos de um ano das eleições. Lei eleitoral, assim as resoluções que têm força de lei, não podem ser mudadas no ano eleitoral. Será que os ministros esqueceram disso?
Contas de campanha rejeitadas não deverão prejudicar candidatos neste ano. É o meu entendimento, respeitando-se entendimentos diferentes, claro.
O Baduca pode ficar tranquilo que vai ser candidato e vai se reeleger, já que está numa chapa que é mamão com açúcar, a do PDT que tem somente ele concorrendo com nomes novatos, como João Lúcio, Zé da Viola, Olegário, Cris Daniel, Jumana, Miau, Haroldo do Travessão, Dimas Noronha, e mais outros nomes que poderão somar votos, mas não vão fazer frente à possibilidade eleitoral do Baduca que já está há tempos na estrada. Levando-se em conta que o Aguilar seja o candidato a prefeito  com chances reais de se eleger, a chapa, certamente, fará mais de um vereador. Quem tem sorte tem. 
Dificuldades terão os candidatos da eleição passada que não prestaram contas eleitorais. Esses estão complicados, porque uma coisa é ter contas rejeitadas e outra muito diferente é não ter prestado contas. Pelo menos um nome, eu sei que não prestou suas contas. É o Michelder, bom rapaz, bem votado pelos membros da Igreja Universal que seria uma das promessas neste ano e não vai poder concorrer. Há outros nomes que vão ficar de fora por contas de campanha não prestadas.
Os candidatos que vão disputar em outubro precisam ficar espertos porque não dá pra bobear com contas de campanha e têm que contratar profissionais para fazer o trabalho. Os curiosos das eleições passadas, dessa vez ficam longe dos comitês. Quem confiar em curioso poderá ser eleito e não tomar posse.
Se você for candidato, fique esperto com todos os detalhes e faça documento de tudo, se não, já era.

Nenhum comentário: