terça-feira, 4 de setembro de 2012

AS MÁFIAS DA CABEÇA BRANCA

Hoje a Miriam Leitão, comentarista de política da Rede Globo, fez uma análise inteligente da situação dos Estados Unidos, referindo-se à disputa pela presidência da república daquele país.
A analista mostra o cerne da disputa entre republicanos e democratas, fixando de um lado a imagem de uma porção de gente branca de cabelos brancos, tentado impedir um segundo mandato do Obama, e do outro lado a miscigenação composta de gente de todas as cores e origens. Uma famosa revista de grande circulação por lá, pergunta: "Para que mais quatro anos, Obama?"
É que o presidente Obama tem representado uma espécie de Lula aqui do Brasil, que deu menos importância ao "capitalismo" especulativo, aquele que acha que quem tem dinheiro manda e quem tem juízo obedece, e lá o Obama está mexendo em velhas feridas do velho sistema que matava índios  por diversão e ainda fazia filmes dessas brincadeiras. Lembram? Pois é, esse povo não gostou de que fossem retiradas as tropas do Iraque, que davam lucros a uma industria bélica perversa, e não está gostando que o governo mexa na estrutura de saúde que se for acompanhar a mesma receita do SUS do Brasil vai empobrecer setores que enriquecem com a desgraça alheia. Lá quem tem seguro saúde ou dinheiro, consegue atendimento.  Quem não tem seguro saúde dependerá da caridade pública, porque lá não tem um SUS que atende mau ou bem, mas atende a todos.
O mundo vem conhecendo, desde os anos das ditaduras bancadas com dólar na America Latina, as máfias que se instalaram no poder e aprenderam como roubar os recursos que deveriam ser destinados à realização do bem-estar do povo como um todo. A todo instante se avistam máfias da saúde, máfias da educação, máfias das obras públicas, mais das eleições, e mais um montão de mafias que fazem dos recursos públicos, pagos com o suor das pessoas, a festa do superfaturamento de obras, remédios falsos, parentes empregados com bons salários, desvio de finalidade dos veículos públicos, terceirizações criminosas, concursos que aprovam parentes e amigos,  e enfim, uma verdadeira roubalheira que faz o povo sofrer nas filas mesmo pagando a conta.
Os homens que fazem isso, tanto lá quanto aqui, são quase todos de cabeças brancas, uns velhos idiotas que com o tempo, ao invés de aprenderem as lições da solidariedade e do humanismo, aprenderam burlar as regras e enganar o povo dando cobertura aos espertalhões do voto.  A Mirian Leitão falou e eu estou de acordo. Essa geração de velhos safados, está envelhecendo e vai sumir em breve para deixar o espaço livre para ser ocupado por uma geração mais nova que não foi contaminada pela safadeza herdada dos anos de chumbo. O poder vai voltar às mãos do povo. Quem viver verá.  João Lúcio Teixeira

Nenhum comentário: