sexta-feira, 28 de setembro de 2012

JORNAL BRITÂNICO FALA DO BRASIL


O "Financial Times" publica hoje matéria sobre o julgamento do mensalão e seus efeitos na vida política brasileira. Diz que este julgamento é um marco importante na trajetória do Brasil rumo a uma governança melhor. Diz que é tamanha a importância do Ministro Relator o Joaquim Barbosa que sua face é motivo da massiva produção de máscaras para o carnaval do ano que vem. Seu rosto será imortalizado no carnaval de 2013.  Isso pode significar que muitos brasileiros gostariam de fazer o papel do Joaquim. 
Joaquim Barbosa poderá representar ao lado de outros brasileiros importantes oriundos das raízes afro-descendentes como José do Patrocínio, figura importante do movimento abolicionista, que acabou por contribuir com o fim da escravidão no Brasil, uma figura que deverá ocupar nas páginas da história brasileira, um lugar de destaque, a mostrar que lá no Supremo Tribunal Federal as raças são tão iguais no debate que permite a um afro descendente, nascido na simplicidade, ocupar a cadeira mais importante da história do judiciário brasileiro neste inicio do século XXI. Pode-se admitir que Joaquim Barbosa esteja emprestando aos afro-descendentes brasileiros uma ponta significativa de orgulho, o orgulho de ser brasileiro de qualquer origem, mas brasileiro digno e corajoso.
Não se trata de torcer a favor ou contra uma agremiação partidária ou outra que venha a ser atingida com as condenações.  O mais importante é que o judiciário brasileiro esteja recuperando a credibilidade. Um país de judiciário fraco é um país condenado ao ostracismo.
O Ministro Joaquim está fazendo a sua parte e cabe ao povo brasileiro, contribuir com um voto de qualidade nas próximas eleições para que o trabalho da justiça não tenha no futuro que corrigir os erros das eleições de pessoas corruptas para exercerem cargos públicos. O voto não tem preço, mas tem conseqüência.

Nenhum comentário: