segunda-feira, 10 de setembro de 2012

VOCÊ CONHECE O CARAGUATÁ?


A cidade de Caraguatatuba tem faltado bastante com a sua própria cultura. Caraguatatuba significa, segundo a lenda, muito caraguatá que é uma planta originária da região que servia de remédio contra doenças pulmonares. Os nativos da região faziam uma espécie de xarope que era ministrado às pessoas que sofriam de males respiratórios.
A planta foi tão importante que deu origem ao nome da cidade.
O que se observa é que em Caraguá pouquíssimas pessoas têm idéia do que seja essa planta, e as opiniões são muito variadas sobre ela. Uns acham que é parecida com um abacaxi, outros têm noção de que se trata de algo que dá em um pendão e assim a planta mais importante da cidade, não é conhecida de ninguém por aqui. A Fundação Cultural deveria ser a principal guardiã da preservação das informações históricas do município, mas tem negligenciado neste ponto.
Em uma festa do artesanato em Paraibuna, mês passado, o Blog fotografou uma quadro que continha a foto da planta, e noutra foto o Blog flagrou um cacho de Caraguatá, de verdade que estava pendurado em uma das barracas de artesanato.

Estamos divulgando as duas fotos, para que o cidadão de Caraguatatuba tenha idéia de como é a fruta do caraguatá. As folhas são parecidas com as do abacaxi e os frutos dão em cachos com cerca de cem frutos, que têm o tamanho aproximado de um jiló e a cor de uma ameixa amarelada. 

Nenhum comentário: