quinta-feira, 4 de outubro de 2012

HOSPITAL STELA MARIS SOFRE POR ABANDONO


Em Caraguá há uma discussão muito estranha em torno do único hospital da cidade, e versa sobre ser particular ou ser público o interesse que gira em torno dele. Hoje estivemos lá, em uma visita de cortesia e transitamos por todas as dependências.
É um enorme contraste. De um lado uma maternidade muito bonita bem acabada e com atendimento de primeiro mundo, justamente com a ala de pediatria, também de excelente qualidade. Do outro lado um prédio velho, com bolores e a sem brilho que é o prédio do atendimento de pronto-socorro. Quem entra pela parte de trás do prédio avista um enorme complexo inacabado com tijolos expostos ao tempo, aguardando o prosseguimento das obras, local que será destinado ao novo pronto socorro. Nós já sabíamos que o hospital precisa de uma cisterna com capacidade para 200 mil litors, para armazenar água porque o sistema atual só consegue armazenar água para um dia  de funcionamento e se o sistema de abastecimento entrar em colapso será o caos, além  da ampliação da cozinha e algumas obras que nem são tão caras que poderiam fazer do local um centro de atendimento muito mais adequado.
Quando se sabe que o chefe do poder executivo tem dificuldades de se relacionar com a direção do hospital, conclui-se que o povo é quem tem pago a conta do abandono. Enquanto isso o prefeito de São Sebastião disse em comício, que duas em cada cinco crianças que nascem lá, são daqui e que 25% do atendimento de pronto-socorro, também é de pessoas de Caraguá.
Se a saúde fosse realmente prioridade seria bom. 

Nenhum comentário: