quarta-feira, 17 de abril de 2013

RESGATAR OS BRASILEIROS NA BOLÍVIA É DEVER DO BRASIL

O Blogdojoaolucio falou há cerca de um mês que a prisão dos corintianos na Bolívia era um jogo sujo político daquela ditadura ridícula liderada pelo Evo Morales, o mesmo que vem afrontando o Brasil há tempos. Vestes indígenas com pintura de guerra, a figura caricata do presidente da Bolívia quer mostrar força ao ameaçar interromper o fornecimento de gás ao Brasil e agora quer forçar o Brasil a entregar-lhe um axilado, político adversário seu, que está protegido no território brasileiro da embaixada naquela capital. A proteção política é compromisso internacional e a prisão arbitrária dos corintianos, perfaz ofensa grave aos direitos humanos. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.
Em São Paulo vivem cerca de 130 mil irmãos bolivianos que vieram trabalhar e ganhar o dinheiro que lá não conseguem devido à pobreza quase miserável da falta de trabalho naquele país. Aqui eles são respeitados e protegidos contra a escravidão da confecção de roupas.
O governo brasileiro teria que estar trabalhando intensamente para retirar de lá os nossos irmãos que se não fossem corintianos ainda seriam brasileiros. Resgatar os nossos irmãos deveria se questão de honra do Brasil ainda que com uso de força ou da inteligência. O que importa é proteger o nosso povo que não pode ser objeto de trocas políticas. Nossos carros roubados vão pra Bolívia que os regularizou em 2011, mesmo sabendo que eram roubados e agora roubam a nossa liberdade sem culpa formada. São doze presos, e certamente muitos deles não têm nada a ver com a morte do menino. É impossível doze pessoas segurarem um foguete.
Prender alguém é ato de violência máxima contra a cidadania. Se não for por bem, tem que ser por mal, mas não dá é pra admitir que corintianos, palmeirenses, santistas, são-paulinos, flamenguistas, seja lá o que for, sejam objeto de negociatas porcas e nojentas.
As relações diplomáticas passam pelo respeito às regras e pelo equilíbrio nas relações. O Brasil é muito importante pra ficar subjugado a um bando de justiceiros ridículos.
A diplomacia brasileira teria que estar agindo com firmeza. Ou soltam os nossos irmãos ou vamos lá busca-los e que se dane a soberania. Nessa hora, a cidadania não pode ver cor da camisa, porque a camisa é somente verde e amarela. O Brasil precisa praticar a sua condição de país mais importante e forte da América do Sul.
O que seria da Libertadores sem os times do Brasil? Não valeria nada esse torneio que há algum tempo os clubes brasileiros nem queriam participar.
Pra nós quem está preso não são os corintianos, mas os cidadãos brasileiros, nossos irmãos que foram lá torcer pelo seu time. A segurança no estádio era responsabilidade dos bolivianos e não do Corinthians. Vamos trabalhar governo, vamos trabalhar se não vão acabar sequestrando brasileiros para exigir dinheiro na libertação. Não somos objetos e mau-caratismo político desse povo já foi de sobra demonstrado.

Nenhum comentário: