segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Prestação de contas do prefeito

A lei orgânica do município estabelece que a primeira sessão de câmara de agosto, que se realizará no próximo dia 6, deve ser destinada à prestação de contas do prefeito diante dos vereadores. A tradição mostra que é só uma espécie de faz de conta já que ele não presta conta coisa nenhuma faz um monte de demagogias baratas, dizendo sobre os quilômetros de ruas que pavimentou, mas não diz quanto gasta e onde gasta os recursos públicos cujo orçamento lhe dá 25% de liberdade de modificação no orçamento aprovado pelos vereadores e ninguém pergunta nada sobre isso. Não vão perguntar também, quanto está repassando ao hospital depois que expulsou as freiras. Não vão perguntar  está sendo gasto o dinheiro das multas de trânsito que deve ser aplicado na educação do trânsito, e nem vão querer saber se ele recebeu os dias de salário quando viajou aos Estados Unidos. Será que vão perguntar sobre a razão de aumentar o preço das passagens de ônibus. Vão nada, os senhores vereadores vão é agradar o chefe como se fossem vaquinhas de presépio. Pode crer que ninguém vai exigir prestação de contas, mas todos vão pedir pra tapar mais um buraco de rua, podar uma árvore, e colocar mais um bico de luz em alguma rua dos seus eleitores. Câmara municipais no Brasil, não fazem os eu real serviço de órgão fiscalizador. Vamos esperar, porque se algum vereador fizer um bom papel nós vamos destacar aqui no blog.
Outra coisa que vai acontecer e quem viver verá é o prefeito mandar tudo que é ocupante de cargo de confiança ocupar os lugares na câmara e não deixar espaço para o povo entrar. Quem quiser entrar tem que chegar às 17:00 horas enquanto os servidores ainda estiverem trabalhando se não, não entra. Os puxa-sacos fazem tudo que o poderoso manda. Vamos aguardar e tomara que tenhamos que desmentir tudo isso. Tomara que os vereadores desta vez sejam fiscais de verdade.
Se o prefeito manda no executivo e os vereadores na câmara, como é que ele consegue dominar o poder legislativo? É um grande enigma.

Nenhum comentário: