As operadoras de telefonia móvel
oferecem duas espécies de serviços, sendo o sistema pré-pago, considerado mais
caro e o pós-pago, teoricamente mais barato. O sistema pré-pago permite ao usuário
rescindir seu contrato a qualquer momento, e ainda permite o controle do
consumo. O pós-pago é o maior problema por que a operadoras emitem contas às
vezes erradas em prejuízo do usuário, ou desligam a linha por engano e o
consumidor não consegue resolver o problema por conta dos serviços de telemarketing
que são treinados para dificultar o acesso do usuário. Controles oficiais do
PROCON mostram que houve um aumento de 19,6% de reclamações de usuários que
desejam cancelar a linha a não conseguem. São feitos de idiotas nos vai e vens das
ligações que circulam em diversos ramais e acabam caindo. Existem até pessoas
recebendo aparelhos e linhas que não pediram e nem assinaram documento algum e
ao tentarem devolver os parelhos não acham a quem entrega-los. Telefonia móvel
terceirizada era pra ser mais eficiente e em conta, mas nem uma coisa nem outra.
Tenho saudades da TELESP que pelo menos, tinha lojas de verdade pra atender a
gente. Esse monte de empresários espertalhões que se envolveram na telefonia
móvel estão deixando o povo de cabeça branca. O governo federal tem que ser
mais severo e o PROCON precisa agir com mais eficiência.
Melhor seria o governo acabar com
essa história de pós pago, nivelar os preços dos serviços em um patamar menos
oneroso ao consumidor e impedir que as pessoas tenha dificuldades para desistirem
de um negócio que não mais lhe interessa.
Do outro lado, o usuário precisa
acabar com a mania de ficar pendurado no telefone falando besteira como se tudo
fosse de graça. Há pessoas que andam quilômetros com o celular ligado e se
alguém se aproxima vai ver que o assunto é vazio e sem utilidade prática. Até
ciclistas no meio do trânsito andam com celular ligado e colocam em risco a
própria vida, e o sossego dos motoristas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário