sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

OS PÁSSAROS JÁ NÃO TEMEM OS HOMENS

  1. Caminhando no Parque Vicentina Aranha em São José dos Campos, fui surpreendido com um sabiá que sobrevoava a minha cabeça, bem de perto e produzia um som nervoso que o fazia parecer irritado com a minha presença. Era o ninho com dois filhotes enormes, que estavam a uns dois metros de mim, numa altura de menos de dois metros. Ali os pássaros já perderam o medo das pessoas e fazem seus ninhos ao alcance do ...ser humano, sabendo que os homens já não são tão idiotas. Será que foi consciência natural do homem que evoluiu, ou foi a lei do meio ambiente que vigora desde 1998? De qualquer forma, vale a pena ressaltar o fato de os pássaros perderem o medo dos homens.
    Na semana seguinte o meu desapontamento foi ver que os filhotes já não estavam mais lá. Voaram e foram dar sequência à espécie. Senti como se tivesse perdido o contato com eles. Bom lembrar que os dois parques do centro de São José, o Santos Dumont e o Vicentina Aranha, possuem uma grande quantidade de sabiás, rolinhas, bem-te-vis, e muito mais. Os funcionários do Vicentina dizem que o problema são os gambás, que vivem escondidos nas vegetações preservadas, e que comem os ovos da galinhas d'angola, dos patos e perus que vivem no local impedindo a procriação. Perguntei por que não retiram os gambás de lá e a resposta é que isso pode dar problema com as autoridades ambientais. Pensei em transferir essa consciência para o Litoral Norte. Só pensei.

Nenhum comentário: