quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

BARUERI RESOLVE ATENDER SOMENTE SEUS MORADORES PELO SUS

A matéria foi exibida hoje no Jornal da manhã da Globo, e mostra que a cidade de Barueri situada na grande São Paulo, considerada uma das mais bem estruturadas do Brasil, criou um cartão SUS municipal que comprova ser o portador morador do local, para que seja possível agendamento de atendimento no sistema de saúde. É que o município que conta com 250 mil moradores atendeu cerca de 1.2 milhão de pessoas ano passado, sendo cerca de 750 mil vindas de outras cidades onde o serviço de saúde é de má qualidade.
O promotor público foi ouvido e afirmou que o município tem direito de adotar essas medidas tal como acontece na matrícula em escola pública onde é exigida a identificação e o local de residência das pessoas para ingresso no sistema de ensino público. Deixou claro que o município não pode deixar de atender urgência e emergência ou os casos em que hospitais ou    clínicas sejam conveniados como referência em atendimento especializado. Quanto ao atendimento cotidiano de consultas e pronto atendimento, segundo ele, o município pode exigir identificação na hora de agendar atendimentos.
O fato cria uma nova discussão porque muitos municípios brasileiros deixam de investir na saúde para investir em obras que geram propinas, e mandam seus pacientes para outras cidades onde a coisa é mais séria.

Se São Sebastião resolver fazer o mesmo, os moradores de Caraguá estarão literalmente perdidos.

Nenhum comentário: