quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

A DILMA ESTÁ PERDENDO O CONTROLE DA ECONOMIA QUE NÃO QUER CRESCER

A Dilma está perdendo a mão no controle da economia. Os amigos petistas não vão gostar do comentário, mas só não enxerga quem não quer ver que o Brasil está distraído no jeito de olhar o fator econômico como tema importante. Crescemos pouco nos últimos anos e o Brasil que em 2010 ganhou duas posições no Ranking das economias mundiais pode voltar ao estágio de 2009. Pode cair de sétima para oitava economia mundial o que gera desconfiança e queda nos investimentos externos. Sabe-se que um dos fatores que concorrem para isso é a falta de mão-de-obra qualificada e nós temos feito muito pouco para melhorar o quadro. A escolaridade no Brasil é outra mentira. Falam que caiu o número de analfabetos, mas não mostram claramente que os que são considerados alfabetizados o são pela metade. Saem da escola com um diploma de segundo grau e não sabem ler e nem escrever. Se formos levar a sério a questão do analfabetismo e se considerarmos analfabetos os que leem e não entendem nada do que leram, provavelmente nós teremos mais analfabetos do que tínhamos há uns dez anos atrás. A educação precisa ser revista e acabar com essa história de progressão continuada e uma parte da tal inclusão social. A escola tem que ensinar e o aluno tem que aprender. Se não pra que tanto dinheiro jogado fora se ninguém aprende?
É nois mano!
É muito romântico falar que todas as crianças estão na escola, mas isso não resolve porque elas não aprendem ler e nem escrever. Se for para dar merenda, não precisa tantos mestres e diretores, todos desestimulados porque a escola parece mais a Fundação Casa do que uma instituição de ensino.
Enquanto os políticos fazem demagogia com merenda de carne de avestruz a criançada sai da escola mais burra do que quando entrou ou no mínimo um pouquinho melhor. Conhecimento que é bom, nada.
Já passou da hora de ouvir os professores e corrigir o sistema eliminando tudo o que for prejudicial ao ensino e aprendizado e fazer com que as crianças saiam da quinta série sabendo ler escrever e fazer contas. Isso é básico. Quem não tem condições de acompanhar que receba tratamento especial fora do sistema se não o Brasil vai acabar parando na lanterna do ranking econômico por não ter gente capacitada para o trabalho.

A economia aconselha o investimento sério e calculado nos fatores de produção e gente que não sabe ler nem calcular um simples porcentual sem calculadora, não serve para o trabalho e sem trabalho, sem mão-de-obra não se podem movimentar as máquinas das fábricas.

Nenhum comentário: