segunda-feira, 3 de março de 2014

POLITICA É CAMPO MINADO

Jovem dificilmente consegue entender o mecanismo intrincado da atividade política no Brasil. O mecanismo é regido por forças ocultas, segundo o velho presidente Getúlio Vargas que na sua carta de despedida, antes do suicídio, dizia que a causa do seu suicídio foram as "forças ocultas". Que forças seriam essas?
Claro que o empresário industrial quer proteger o seu capital, o ruralista também, o banqueiro nem se fala, o trabalhador deseja melhorar os salários da sua categoria e assim vai. Fora isso, ainda existem os partidos que querem ministérios ou secretarias pra seus aliados conseguirem verbas pra campanhas futuras, formando forças que se não atendidas as suas reivindicações podem chegar ao extremo de assassinar, ou depor o governante.
Antes de todo esse complicado jogo que se apresenta depois que político é eleito, ainda há o mais complicado jogo da eleição. Os políticos, por conta da avidez pelo poder, prometem o que não poderão cumprir e isso gera ameaças às vezes perigosas. É difícil encontrar um político que consegue dizer não a essas tentações e ocupar o cargo sem esses comprometimentos.
Conta a lenda que no Litoral Norte há um jovem político que corre um grande risco de sofrer atentados, e está andando com seguranças armados, por ter prometido o que não poderia cumprir a grupos perigosamente organizados.

Lá em Sucupira se eu for candidato não farei nenhum acordo com grupos perigosos e nem farei promessas que não possam ser cumpridas, porque eu quero continuar andando pelas rus depois de eleito, fiscalizar as obras, visitar alguma escola e comer a merenda da criançada de surpresa, ou sentar numa sala de aula como se fosse aluno e assistir às aulas pra prestigiar o professor e sentir a realidade do ambiente. Quero ir à fila dos remédios como qualquer cidadão e ver se há remédios por lá e se o atendimento é respeitoso. Se eu for um desses promessinhas  que precisam de seguranças, nunca conseguirei tamanha liberdade.

Nenhum comentário: