terça-feira, 15 de abril de 2014

DEMOCRACIA EXIGE, SOBRETUDO, O DEBATE

UMA REFLEXÃO SOBRE DEMOCRACIA FAZ-SE OPORTUNA

Estamos vendo na televisão os efeitos dos debates parlamentares sobre possíveis problemas na gestão da estatal de maior importância no Brasil, uma das mais respeitadas empresas do mundo, a Petrobrás. Há notícias dando conta de que a empresa teria sido invadida por aventureiros que fizeram dela uma grande vítima de negociações temerárias que podem ter causado prejuízos incalculáveis. O assunto tem feito fervilhar as hostes parlamentares tanto da câmara de deputados federais como do senado da república. São deputados e senadores de oposição ao governo do PT e PMDB querendo instalar CPI para investigar a Petrobrás e os membros da base de apoio do governo querendo evitar a CPI. Os do governo que querem evitar a CPI da Petrobrás ameaçam instalar CPI contra o metrô paulista, o que atingiria o PSDB do Aécio que quer ser presidente, e também querem uma CPI sobre a construção do porto pernambucano  de SUAPE que vem sendo construído em Pernambuco pelo governo estadual do Eduardo Campos que também quer ser candidato a presidente da república pelo PSB. O porto deveria custar pouco mais de dois bilhões, já passou de quinze ou vinte e não está pronto. Será culpa do tal fundo de campanha? Olhem só o que está evidente. Se houver CPI da Petrobrás vai pegar o PT, e a Dilma se complica. Se não houvesse nada de errado, na notícia, não haveria necessidade de tantos defensores do governo. A CPI do Metrô Paulista pode pegar o Geraldo, Covas, Serra e muito mais gente importante do PSDB. Aí, o Aécio se complica. Se houver a CPI do Porto SUAPE o Eduardo Campos vai pro vinagre como candidato a presidente. O grupo dele ainda poderia ser o mais beneficiado porque tem a Marina na reserva. Não seria surpresa se a eleição de presidente for disputada pela Marina no lugar do Pernambucano e o Lula no da Dilma. Nessas alturas o PSDB teria que tentar com o FHC. Dá pra dizer que não tem santo nesse céu da política brasileira. O povo nessas alturas vai ter que rezar pra Deus acordar e dar um jeito nessa “bagaça” que ele mesmo criou.  Se o mundo é uma obra do senhor, esse senhor está distraído ou dormindo porque o mundo está se complicando por falta de gerente. O mensageiro dele, o Joaquim Barbosa não está dando conta do recado. Deus  é amigo, mas precisa cuidar mais da nossa amizade. Está deixando eleger cada prefeito! Cada governador! Cada presidente!. Se não der um jeito nessa canalhice da política brasileira, Deus vai acabar com a própria ficha suja.
Mudando de cenário, é bom ver que o exemplo de Brasília é bem menos pior do que os dos estados e municípios. Lá ainda existe oposição que põe a boca no trombone, o que vereadores e deputados estaduais não fazem. Fica todo mundo quietinho, ressalvadas algumas poucas exceções, sem citar nomes, e até elogiam alguns salafrários que enriquecem descaradamente à custa da desgraça do povo, que insiste em fazer papel de bobão jogando fora o voto direto e livre no vaso sanitário das urnas. Diz a lenda que brasileiro costuma torcer pra o touro pegar o toureiro e nós estamos levando isso tão a sério que estamos escolhendo um monte de piratas (no bom sentido, é claro) pra tomar conta do nosso dinheiro, só pra depois termos a quem xingar. O touro está pegando a gente e parece até que a gente gosta de levar as chifradas na bunda (Desculpem. Não achei termo mais adequado). A gente vai às urnas, põe os caras no poder, e depois fica aqui em baixo, que nem idiotas, gritando que só dá ladrão pra todo lado. Deus fez o mundo aparentemente todo errado e nós estamos acabando de f.... o resto.
Se a Petrobras foi roubada ou não, tem que se apurar, sem condenar ninguém sem que se defendam. O mais importante de tudo isso é que os parlamentares estão fazendo o que todos os demais parlamentos do país teriam que fazer. Quem faz coisa errada tem que ser pilhado e afastado do poder, antes que seja tarde demais.
A vida particular é problema de cada um, mas em cargo público não pode haver “descuidos”. O povo já pagou demais. A oportunidade está batendo à porta e tomara que políticos melhores sejam escolhidos.

O escândalo da Petrobrás está abafando a renúncia daquele tal Vargas do PT que está pra renunciar por ter sido flagrado com a mão na botija, todo enroscado com um doleiro. Vê se pode. Tem mais gente por ai que não vai resistir muito tempo e vai pular fora, talvez fora do Brasil. Quem viver verá. 

Nenhum comentário: