segunda-feira, 7 de abril de 2014

SÃO JOSÉ VALORIZA A SUA HISTÓRIA -VICENTINA ARANHA

Foi
inaugurado ontem o pavilhão Alfredo Galvão, primeiro a ser restaurado do complexo Vicentina Aranha, local onde se fez grande parte da história dos tratamentos de tuberculosos na cidade, na década de 1920. São vários prédios localizados na área de aproximadamente 50 mil metro quadrados, no meio das construções de prédios residenciais e comerciais, área nobre da cidade, região do Jardim Apollo e Vila Ady Anna, próximo ao centro da cidade.
O Sanatório Vicentina Aranha foi construído com a participação da mulher do mesmo nome senhora da alta sociedade paulistana, casada como senador Olavo Egídio. Ela condoeu-se da situação dos inúmeros doentes que se dirigiam à cidade de São José em busca da cura da tuberculose, e dedicou seus cuidados à construção do complexo que recebeu seu nome.
À época não existiam antibióticos que foram descobertos na década de 1940, com o advento da penicilina descoberta a partir dos estudos desenvolvidos por Fleming, que iniciou as pesquisas na década de 1920, mas que só resultou positiva cerca e 20 anos depois.
Dona Vicentina nem chegou a ver o complexo funcionando, faleceu antes, mas deixou um legado que agora está sendo restaurado com verbas da prefeitura de São José dos Campos o que vem transformando o complexo em um museu importante da história da cidade que nasceu e cresceu em torno da doença tuberculose que encontrava possibilidades de cura, em alguns casos, através as condições naturais, o clima, aeração, temperatura e a tranquilidade do local que hoje abriga uma das mais importantes cidades do país.

A inauguração foi coroada com um show do grupo MPB4 que deu o brilho que o evento merecia. Estivemos por lá cerca de 11 da manhã e e pudemos testemunhar o que um povo sábio pode construir. História não para ser esquecida e São José parece valorizar essa certeza.

Nenhum comentário: