segunda-feira, 16 de junho de 2014

PREFEITO VAI DEVOLVER O HOSPITAL- PARABÉNS

Ocorreu nesta semana um evento que envolvia alguns funcionários da saúde, e o prefeito Antônio Carlos da Silva do PSDB de Caraguatatuba, fez um discurso em que disse que o Hospital Stela Maris será devolvido às irmãs que são as suas reais proprietárias, e que o fato ocorrerá oficialmente em 30 de junho de 2014, no dia do meu aniversário, e eu quero agradecer ao senhor prefeito pelo presente, já que aquela instituição, que sofreu intervenção dele, o prefeito há cerca de um ano, tem que estar nas mãos de seus  verdadeiros donos.
No discurso ele disse que o município já realizou as operações que tinha de realizar e que não há mais nada a fazer ali agora. Essa informação é contraditória com os acontecimentos já ocorridos durante este um ano de ocupação do nosocômio. Dentre outros fatos a serem considerados como contraditórios está o desejo do prefeito em desapropriar o hospital já que publicou um decreto de declaração de utilidade pública do patrimônio das freiras, para fins de desapropriação. Isso induz à ideia de que o prefeito tinha a intenção, até recentemente, de tornar o hospital um próprio público do município. À época nós criticamos a intenção por entender que a avaliação feita pelo governo estadual alguns meses antes, era de cerca de 60 milhões de reais, e isso seria um absurdo para um município que precisaria investir muito mais em modernização do velho prédio e das instalações.  Nós fizemos a crítica, não com a intenção de torcer a favor ou contra a prefeitura, mas com a intenção de mostrar que se o hospital ficar nas mãos dos seus donos e continuar prestando os serviços que sempre prestou, ainda que restem reclamações, o município pode criar novas instalações, modernas e bem direcionadas para supris o serviço nas partes em que sejam ineficientes e com isso investir bem menos em busca de resultado muito mais eficazes. Caraguá não pode ter só um hospital e o município pode participar de forma racional e tecnicamente bem avaliada. 
Queremos neste momento render os nossos cumprimentos ao prefeito pela sua digna atitude de reconhecer que o melhor caminho é entregar o hospital de volta, ainda que isso fira a sua vaidade de gestor público, já que a intervenção foi resultado de desentendimentos pessoais entre o prefeito e as irmãs que dirigiam a entidade, o correto é colocar um basta nessa pendenga e restabelecer a ordem no sistema de atendimento que mesmo assim ainda será precário. O Antônio Carlos está mostrando um lado que não é de conhecimento público, o da humildade de reconhecer que intervir no sistema de saúde foi um grande erro.
Vai devolver o pronto socorro que não poderia mesmo funcionar improvisadamente no prédio em que está hoje, e vai devolver, também, o pronto atendimento das consultas, cerca de 500 por dia, o que deverá ter como consequência a desativação da nova UPA que está se tornando um enorme gargalo no sistema de atendimento à saúde em Caraguatatuba. Nossas críticas são para o bem, e o bem, neste caso, mostra que o correto é deixar o hospital atender da forma que era antes da intervenção, ativar uma UPA no Porto novo que já está em construção ao lado do complexo de educação lá erigido (obra atualmente paralizada), ativar rapidamente aquele sistema de atendimento para desafogar o hospital e criar uma Sala de Estabilização com médicos 24 horas no Bairro do Massaguaçu como estava previsto no plano inicial da Conferência Municipal de Saúde. O prefeito resolveu atropelar o planejamento com sua intervenção emocional no sistema, e agora tem a grande chance de se redimir. Voltar atrás não é vergonha, se o interesse que deve ser levado a sério é o da coletividade. Se dei os pêsames pela intervenção, e o fracasso da tentativa, dou os parabéns pela correção do rumo. Até o prefeito vai dormir melhor a partir de 1º de julho.
João Lúcio Teixeira - Cidadão
 

Nenhum comentário: