quinta-feira, 3 de julho de 2014

MORRE AOS 68 ANOS O DR. GILSON CARVALHO

O Ministro da Saúde, Arthur Chioro, esteve no velório do médico pediatra Gilson Carvalho, na noite desta quinta-feira (3), em São José dos Campos. O médico, de 68 anos, era conhecido nacionalmente como um dos idealizadores do Sistema Único de Saúde (SUS) e faleceu nesta manhã no Hospital Pio 12. O sepultamento será em Campanha (MG) nesta sexta-feira .
O ministro cancelou sua agenda de compromissos e chegou à Câmara, onde o corpo está sendo velado, no início da noite. Ele permaneceu no local por pelo menos 1h. Parentes e amigos de Carvalho, além de autoridades políticas do município, também passaram pelo local.

Chioro, que trabalhou com Carvalho na secretaria nacional de Assistência à Saúde no Ministério da Saúde, lamentou a morte e disse que o país perde um dos mais importantes especialistas em financiamento de saúde. “Ele era uma figura imprescindível, é difícil mensurar esta perda. Ele muito significou para o Brasil”, disse.
O ministro também reconheceu a importância de Carvalho, principalmente quanto à municipalização e financiamento do sistema público de saúde no país. “Ele era muito simples e especial. Foi um profissional digno para atender a população. Perco um amigo,  um tutor e uma referência na área”, afirmou.

O prefeito de São José, Carlinhos Almeida (PT), também esteve no funeral e reforçou a importância do médico para a cidade. “Ele é o profissional mais importante da saúde na história recente do município, que foi referência no tratamento de tuberculosos. Ele era técnico, profissional e engajado”, afirmou.
Segundo o prefeito, o conhecimento do médico o auxiliou em seus trabalhos desde o ingresso na política. Carvalho, foi convidado para ser secretário municipal de Saúde no início da atual gestão, no ano passado. Carlinhos informou que o município prestará uma homenagem ao médico, colocando seu nome no novo Unidade de Especialidades de Saúde, inaugurado recentemente no centro da cidade. O município decretou três dias de luto.

Saúde e trajetória
Gilson Carvalho estava internado em um hospital de São José e morreu de miocardiopatia hipertrófica - doença que afeta o músculo do coração. Ele estava internado na unidade desde 20 de junho, após ser transferido do Hospital de Barretos, onde passou por cirurgia. Ele fazia tratamento contra um câncer no rim.

Especialista em saúde pública, Carvalho foi secretário municipal de saúde de São José entre 1988 e 1992  e secretário nacional de Assistência à Saúde no Ministério da Saúde, além de professor de medicina na Universidade de Taubaté (Unitau).

NOTA NOSSA: O Dr. Gilson era meu amigo desde muitos naos, e já ,imistrou uma palestra sobre saúde pública na Câmara Municipal de Caraguatatuba, a convite da ONG OLHO VIVO. É uma grande perda.

Nenhum comentário: