quinta-feira, 2 de outubro de 2014

JÁ COMEÇA A VALER A PENA CRER NO BRASIL

Durante cerca de dez anos eu apresentei programas de rádio, com as mais diversas denominações, “A cidade se comunica”, “Rádio cidadão”, “Ponto de vista”, “Jornal das seis”, “Jornal da manhã” e em todas as versões, e nas várias emissoras tanto de AM como FM, eu sempre dediquei as minhas programações a combater corrupção, criticar abusos de poder e má qualidade no gerenciamento da coisa pública. A frase mais importante que eu sempre dizia, é: “Eu acredito no Brasil e sei que ainda vou vê-lo livre da bandidagem pública”. Quem ouvia pode lembrar.
Dias atrás o Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. O Robson Marinho que foi eleito prefeito quando eu fui vereador em São José dos Campos, foi afastado do cargo de conselheiro, pela justiça, por ser acusado de corrupção no sistema do Metrô paulistano.
O Maluf acaba de ser impedido de ser candidato a deputado por ter sido condenado por corrupção quando governador de São Paulo e prefeito da Capital paulistana.
Zé Dirceu e Genoíno, personalidades importantes do PT e do governo federal do Lula, foram presos juntamente com outras personalidades do grupo, condenados por corrupção.
O ex-senador Luiz Estevão foi preso por desvio de dinheiro na obra de construção do tribunal do trabalho em São Paulo, juntamente com o Lalau, juiz do trabalho condenado por corrupção.
Agora o ex-diretor da Petrobrás em acordo de delação premiada abre o bico e dá nomes de vários corruptos importantes em troca de pena menor.
Ele vai devolver, carro de 330 mil, lancha de mais de um milhão, alguns outros bens comprados com propina da Petrobrás, e cerca de 23 milhões de dólares que detém em conta no exterior.
A política brasileira tem sido palco de muita corrupção, com muitos políticos enriquecendo à custa de desvios e desmandos, e isso torna o custo Brasil muito alto e até insuportável. O povo paga impostos e taxas para que verdadeiras quadrilhas as desviem para contas particulares. O prefeito de Caraguatatuba, Antônio Carlos da Silva responde a mais de 50 processos na justiça, sendo que 29 deles por acusação de atos de corrupção já que são ações populares, civil pública ou de improbidade. Está com os direitos políticos suspensos e deverá ser afastado do cargo se a justiça agir como se espera e como determina a regra legal vigente.
O ex-prefeito de Ilhabela, está inelegível, o de São Sebastião, o ex-prefeito de Caraguá, assim como o atual, estão fora de combate, do mesmo modo que dois ex-presidentes de câmara de Caraguá, o ex-prefeito de Ubatuba, dois ex-prefeitos de Taubaté, Cruzeiro, Pindamonhangaba, cidades próximas da nossa região, estão todos impedidos de serem candidatos nos próximos anos.
A Justiça, ainda que timidamente vem avançando na punição de políticos e o brasileiro já começa a acreditar como eu, que é possível afastar a bandidagem do poder.
Domingo próximo é dia de votar mais uma vez, mas eu que sou candidato a deputado estadual e ando por ai conversando com pessoas, vejo que o momento ainda não é animador do ponto de vista do voto. Muitas pessoas falam em votar em branco ou nulo, outras não conseguem achar um candidato pra votar, outras simplesmente falam que não vão votar e depois pagam a multa.
A descrença do povo é tão grande e tão profunda que não fica fácil retomar o amor pela pátria, o sentimento de cidadania, e a confiança nas instituições públicas tão vilipendiadas nesses anos, de Lalau, Luiz Estevão, Petrobrás, Metrô e outros escândalos que deixa o povo tão triste.
O caráter do político é reflexo do voto que a gente pratica, e se o político foi mal escolhido antes, não quer dizer que vamos errar sempre. Vamos votando e aprendendo até que saibamos separar o joio do trigo, e assim sedimentarmos a nossa democracia.

Bom voto pra você e para todos nós.

Nenhum comentário: