quarta-feira, 19 de novembro de 2014

O GOVERNO DO PT É O OVO OU A GALINHA?

Essa dúvida é tão antiga que é impossível calcular a sua idade. Há séculos que se pergunta quem nasceu primeiro, se foi o ovo ou a galinha, e a resposta depende do humor de quem responde. Essa indagação aparentemente inocente, que intriga a qualquer pessoa, cabe perfeitamente em outros setores como o caso da corrupção da Petrobras e do Mensalão dos deputados. Quem nasceu primeiro a corrupção ou o combate à corrupção?
A resposta depende de quem responde. Se for alguém do PSDB vai dizer que a corrupção nasceu depois do governo do PT e se quem responde for alguém do PT ele vai dizer que a corrupção existe há tempos, mas só foi combatida depois que o PT chegou ao governo, e desnudou o sistema que vinha há tempos corroendo os cofres públicos.
A quem você daria razão?  Seria possível admitir que o ovo da corrupção existia nas gestões anteriores ao advento do PT no poder, e agora teve a sua casca quebrada, ou será que quem inventou a corrupção foi o esquema PT?
Desde 1990 a legislação brasileira vem experimentando o instituto da “delação premiada”, que consta de várias leis, em especial da lei   9034/2005, art. 6º, que trata do combate ao crime organizado, e permite benefícios de redução da pena ao réu que confessa a sua participação   denuncia os demais participantes da “quadrilha” e facilita o serviço da justiça.
Esse instrumento posto a serviço da sociedade vem provocando os excelentes resultados conseguidos pela polícia e ministério público, no que diz respeito ao combate ao crime organizado praticado no âmbito do poder público.
A indagação de quem nasceu primeiro se foi o ovo ou a galinha, tem pouca importância se olharmos do ângulo de que o importante é o Brasil se livrar da bandidagem que atua junto aos cofres públicos tornando o custo Brasil muito alto e pouco eficiente. Os sistemas de saúde, educação, segurança e outros serviços públicos que deveriam ser de boa qualidade são ruins e caros porque desde vereadores até os mais altos cargos políticos do país, há desvios de dinheiro público que encarecem e contaminam a eficiência do sistema de governo.
Se a corrupção nasceu antes e foi desnudada pelo PT ou se nasceu com o PT no governo, não importa tanto, porque o que realmente importa é que o atual sistema de governo não esteja alimentando o monstro e, ao contrário, o esteja combatendo através da polícia federal que sempre existiu e nunca foi tão eficaz como tem sido. Podem, os que são contra o PT,  dizer que a polícia federal não é do PT, mas do Brasil, mas o fato é que ela nunca teve tanto trabalho como tem tido e nunca desvendou tantos mistérios do poder como tem desvendado. Veja-se que as empresas envolvidas nos “propinodutos” são as mesmas que há tempos participam de concorrências e fazem obras de grande porte. Já eram corruptas, ou ficaram agora?
O brasileiro não deve ficar triste com o que vê, e ao contrário deveria festejar o fato de que finalmente pode se ter esperança de que a corrupção possa ser combatida. Se o Lula estivesse no poder diria que “nunca na história deste país combateu-se tanto o crime organizado que atua dentro do poder”.


Não sei se o PT é o ovo ou a galinha, mas sei que estou sentindo um gostinho de brasilidade, e acho que posso curar-me daquela doença terrível que me fazia achar que o Brasil não tinha mais jeito. Ao invés do “ame-o o deixe-o”, frase usada nos tempos da ditadura, o brasileiro pode é esquecer a ideia de viver fora do país e ajudar a resgatá-lo das garras da bandidagem oficial. Quem ama o Brasil está sentindo um gostinho de felicidade ao ver tantos bandidos ricos arrastando para a vala comum um monte de amigos que até aqui riam de nós e faziam festas com a nossa grana roubada descaradamente. Quem votou na Dilma votaria novamente só pra ver a cara da bandidagem que trocou o copo de cristal pela algema e os aviões particulares por uma cela da polícia federal. Sou brasileiro, disso não abro mão e prefiro achar que quem ri por último ri melhor. Dizia a Elis Regina e eu repito: “quaquaraquaquá quem riu, quaquaraquaquá fui eu, eu que sou mais eu”.

Nenhum comentário: