segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

O FORTE TAMBÉM CHORA

Na calçada da farmácia, esquina bem movimentada, encontrei o Zezão, cabra forte, grandalhão, braçudo, respeitado pela força bruta e o jeito truculento de andar. Vem ao longe, e mesmo no escuro, fica fácil identificar a sua imagem inconfundivelmente desajeitada. Paramos, e ele quase desmontou-me ao apoiar uma das mãos no meu ombro, um peso da gota que eu suportei em nome da boa amizade. É melhor tê-lo como amigo, bem melhor. Falamos de um monte de coisas, falamos, falamos até que chegou a hora da partida. De novo, ele colocou aquela mãozona no meu ombro para a nos despedirmos, a começar pelo feliz natal e ano novo que ele fez questão de invocar até a Virgem Maria, para emocionado desarquivar inúmeros formulários prontos de boas festas. Vi em seus olhos um profundo desconforto, assim que ele parou de falar, eu senti aquela mãozona tremular em meu ombro e notei os seus olhos umedecidos. Achei que fosse a nossa grande amizade que estivesse causando o choro, e comecei a desejar as mesmas boas festas que ele me desejara até então. A situação ficou tensa e percebi que peguei o atalho errado. Zezão não conseguia ouvir o que eu lhe falava, e logo interrompeu-me para dizer que o seu natal não seria bom porque era o primeiro depois de mais de 20 anos que ele passaria longe da ex-mulher e da filha. Que ele se separara eu sabia, mas não sabia que essa espécie de fraqueza pudesse atingir a um mastodonte daquele tamanho. Para mim, ele era inatingível por essas sutilezas de que sofrem os fracotes como eu. Pude experimentar bem de perto a sensação de ver um homem tão forte mostrar que o ser humano não é só um monte de carne e ossos, mas uma entidade feita por Deus, dotada de uma aura delicada que compõe a parte mais importante do ser. Ela detém os sensores que medem temperatura da alma, a intensidade das dores, produzem as lágrimas e produzem o choro ou o riso. O ser humano tem o lado grotesco da sua matéria, mas se completa com a delicadeza da sua alma.
Bom Natal e próspero ano novo, a todos os fracos e fortes, e que o Papai Noel lhes traga, de presente, a paz, o sossego e o sorriso.

Nenhum comentário: