sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

TRÂNSITO, MUDANÇAS A VISTA

Em conversa de rua, ouvi alguém dizendo que o novo secretário de trânsito de Caraguá, vai promover mudanças importantes no sistema viário do centro da cidade, e algumas mexidas já foram efetivadas. Mudaram a mão de direção da Rua em frente ao Banco Itaú, desfazendo uma inocente modificação feita há cerca de um ano pelo secretário anterior. Aquela rua nunca poderia ter sido invertida por pequena que seja ela, e pequeno o seu volume de tráfego. Do jeito que estava ultimamente ela obrigava os motoristas a darem longas voltas para chegarem a um destino tão próximo do local onde estavam.
Disse-nos o nosso interlocutor que vai ser estabelecida mão única de direção na Rua Frei Pacífico, o que já deveria ter ocorrido há muito tempo porque se trata de uma rua estreita com volume intenso de tráfego e uma ciclovia que leva muitos riscos aos ciclistas, já que o motorista que deseja acessar a Frei Pacífico vindo de alguma transversal acaba confuso ao ter que observar mão e contramão dos carros e mais a mão e contramão dos ciclistas.  O risco de atropelamento de ciclistas é muito grande, especialmente à noite quando a iluminação insuficiente prejudica ainda mais a visibilidade.
Se for essa a intenção do secretário de trânsito, pode ser proveitosa a modificação. Um outro ponto que merece atenção é a avenida que passa em frente à Santa Casa, que sendo mão dupla de direção perfaz um ponto de grandes riscos. Ali se faz necessária a implantação de mão única no sentido cidade bairro, com desvio do contra fluxo por outra via já existente nas imediações.
Essa modificação precisa vir acompanhada de facilitação do acesso ao hospital porque nos moldes atuais, quem vier da zona sul da cidade com algum doente ou acidentado em busca do hospital, terá que fazer longas manobras para conseguir acessar o nosocômio. Isso porque há uma faixa dupla no meio da pista atual e sempre se avistam agentes de trânsito nas imediações com o talão de multas nas mãos para multar quem ultrapasse aquela faixa dupla.

São alguns pontos importantes que precisam ser observados. Boa sorte ao novo secretário.

Nenhum comentário: