terça-feira, 10 de março de 2015

CUIDADO COM FINANCIAMENTO DE CARRO

Uma senhora moradora de Caraguatatuba, procurou-me, na condição de advogado, para que eu lhe orientasse sobre a dificuldade que estava ela encontrando por causa de um financiamento bancário de um veículo novo. A compra foi feita diretamente da concessionária com financiamento bancário de 60 parcelas de 600 reais cada, para um veículo que à vista custava 30 mil, mas ia custar 60 mil a prazo. Pagou 20 parcelas e percebeu que não estava conseguindo suportar o encargo que se tornou alto no seu orçamento. Procurou o banco e propôs entregar o veículo, mas o gerente respondeu que o banco não vendeu a ela nenhum carro, apenas emprestou o dinheiro pra ela pagar o débito.
Ela procurou a concessionária com a mesma proposta e recebeu a notícia de que a concessionária vendeu o carro, recebeu integral do banco e não tem mais nenhuma vinculação com o negócio, a não ser atender a garantia de fábrica.
Se não podia devolver o carro ao banco porque ele não aceitava e nem a  concessionária o recebia de volta, ela nos procurou para orientar-se e claro que nós aconselhamos a encerrar a conta bancária naquele banco, retirar de lá as suas economias para evitar o débito automático dos valores das prestações, parar de pagar e ao ser cobrada, propor acordo ao banco, para resolver o impasse. 
Foi o que ela fez, e na sequência, o banco que dizia que não era o dono, ingressou com ação de busca e preensão do veículo, ela o devolveu e fez acordo bem razoável, mas levou algum prejuízo, porque perdeu cerca de 12 mil reais em prestações já pagas, e ainda pagou algum valor a mais pra se ver livre do problema. 
Estamos publicando o fato, para dizer aos leitores do Blog que financiamento de veículo em banco pode ser uma enorme dor de cabeça. Evite cair na armadilha.

Um comentário:

Américo disse...

Tive uma experiência parecida, resolvi da seguinte forma; primeiro me informei com a financeira o custo para quitar a divida a vista, pois o banco ou financeira é obrigado por lei a tirar todo o juros, depois coloquei o veiculo a venda, somente a vista, efetuado o negocio fui com o comprador ate o banco e quitamos e o restante do valor ele me pagou ali mesmo.
Tive menos dor de cabeça e quase nenhum prejuízo.
Fica ai a dica.