quarta-feira, 25 de março de 2015

EDUCAÇÃO EM SÃO JOSÉ VAI BEM

Hoje 25-03-2015, enquanto esperava para falar com o prefeito Carlinhos Almeida de São José dos Campos, troquei algumas ideias com o Célio da Silva Chaves, secretário municipal de educação e fiquei surpreso com a preocupação da secretaria com os números do IDEB - Índice de desenvolvimento da educação básica, que indica o nível de aprendizado  dos alunos da rede pública. Fomos informados que o IDEB da cidade cresceu na última medição de 6,2 para 6,5, e indica que a intenção é atingir a meta 7,00, e já há duas escolas públicas que atingiram 7,5 e uma da periferia próxima a três favelas que está com 7 cravados.
Em certo ponto da conversa ele nos disse que a metodologia empregada é o "construtivismo", que ao invés de ensinar, incentiva o aluno a raciocinar e descobrir os resultados.
A educação, segundo o secretário, é baseada no sistema de ensino da Noruega, um dos modelos mais evoluídos do mundo, que é aliás, o método construtivista do Educador Jean Piaget, que pode ser entendido por uma frase importante dita por ele:

 "O principal objetivo da educação é criar indivíduos capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram." 

O fato está sendo registrado aqui porque o Brasil precisa começar a se repaginar a partir da escola, que tem o dever de gerar a nova cidadania que vai tocar o país em frente, vai aprender a votar, vai entender que a vida só se justifica se for para melhorar o mundo e não para correr atrás de riquezas e vantagens pessoais.

Quando comparamos esta forma de ver a educação e de mostrar os resultados com que comprovam a eficiência do sistema.

Só para lembrar, as cidades do Litoral Norte, estão abaixo de 6,0 sendo que Caraguá  é a melhor colocada com 5,75, e Ubatuba a pior com 5,22. Para que um sistema seja considerado dentro da média desejada precisa obter pontuação acima de 6,00.




Nenhum comentário: