terça-feira, 21 de abril de 2015

QUEM NÃO AMA OS IDOSOS ODEIA O SEU PRÓPRIO FUTURO

As cidades governadas por gestores com senso de humanidade e generosidade, praticam políticas de proteção aos idosos. São mesas de jogos em praças públicas, como tabuleiro de dama ou xadrez, centros de convivência social onde idosos se encontram e são cuidados por profissionais qualificados. A nação que não considera os seus idosos é uma nação que renega o próprio passado e que certamente não terá um bom futuro. Afinal seria bom lembrarmos que a todos aqueles que não morrerem precocemente restará um único futuro, que é a velhice.
Oferecer uma praça com banco frios, canteiros sem flores, e andarilhos se embriagando sobre os bancos, é muito pouco para quem deseja respeitar o idoso. Há cidade que têm "zona azul" para regularizar o estacionamento de carros no centro, que não cobram estacionamento de deficientes, mas cobram dos idosos e ainda são estes os únicos que têm tempo máximo de duas horas para estacionarem nas vagas, mesmo pagando e Caraguá é uma delas. Parece que os nossos gestores em Caraguatatuba, não conseguem olhar para os idosos com o olhar carinhoso de quem sabe que poderá ser um deles, mais adiante.
Eu que sempre paro um pouco na praça do centro de Caraguá e converso com os idosos, tenho visto que alguns estão vivendo por viver, sem alegria, sem saúde, sem carinho e sem proteção. Passam grande parte dos seus dias sentados conversando sobre amenidades Têm dificuldades de acessar o serviço público de saúde, e acabam morrendo ou por falta de assistência, inclusive de assistência social, ou são vitimados pelo tédio.
Lá em $ucupira, quando eu for o prefeito, vou cuidar dos idosos como se todos eles fossem meus pais e vou fazer questão de ver nos olhos deles o brilho da felicidade. Caraguá, se não eleger algum prefeito mais humano, e que tenha na alma o senso do amor ao próximo vai morrer de inveja de Sucupira.
Aquilo não é uma praça, mas um corredor da morte.

Nenhum comentário: