segunda-feira, 3 de agosto de 2015

COMEÇAR DE NOVO, É COMPLICADO

Agora foi a vez do Zé Dirceu em segunda etapa envergonhar um pouco mais a legendo do PT, com nova prisão por fatos diferentes dos que o levaram à prisão pela primeira vez há alguns meses.
O PT tem uma história bonita de partido que defende os interesses dos trabalhadores e nesse campo evoluiu até atingir os mais altos postos do poder político do Brasil, tendo sido governado pelo Lula que saiu depois de oito anos com excelente aprovação popular, que o permitiu eleger a Dilma como sua sucessora.
A Dilma, vem colecionando uma série de dificuldades que a levou a ter uma das piores aprovações populares da história recente do Brasil, com menos de 9% de apoio popular.
Alguém irá dizer que isso é coisa da direita reacionária, da burguesia mal resolvida, ou dos ricos preconceituosos, mas o fato é que não dá muito pra defender o seu Zé porque as acusações têm conteúdo.
O PT está repetindo o que aconteceu com o Sindicato Solidariedade na Polônia quando o seu líder Lech Walesa conseguiu chegar ao poder e em seguida o movimento popular que ele representava acabou substituído no poder, em uma tentativa de reeleição em que foi derrotado por 3 pontos percentuais dos votos, graças à grande insatisfação do povo polaco em relação às suas posições na defesa de ideias que não condiziam com o desejo da maioria dos eleitores da Polônia.
No Brasil acontece o mesmo fenômeno com o PT que não tem conseguido mostrar a mesma tranquilidade que o Lula passava ao povo do Brasil.
A Dilma tem mostrado dificuldades no relacionamento com o grupo político do Lula, o que pode indicar que a herança por ela recebida pode não ser assim tão boa ou não é bem afinada com os pensamentos do grupo político da Dilma.
Essa dificuldade é no mínimo estranha porque o Obama falava que o Lula era o “Cara” e não tem tido o mesmo bom relacionamento com a Dilma.
Pode parecer que o desgaste do PT no poder esteja mesmo se mostrando mais profundo do que se poderia imaginar.
Uma pena porque as políticas praticadas pelo Lula, que reduziram as diferenças sociais e a pobreza no Brasil, e poderiam transformar o nosso país em exemplo para o mundo.

Parar tudo e começar de novo, é muito complicado.

Nenhum comentário: