quinta-feira, 7 de abril de 2016

UMA RECEITA PARA SER FELIZ

Trecho final de uma palestra ministrada por  Robert Waldinger, professor da universidade de Harward na faculdade de medicina é psiquiatra. O inteiro teor da palestra pode ser encontrado no Google.

“Portanto, a mensagem é esta. As relações boas, íntimas, são boas para a saúde e para o bem-estar, é uma sabedoria tão velha como a sé de Braga. Porque é que é tão difícil de obter e tão fácil de ignorar? Bom, somos seres humanos. O que gostaríamos mesmo é de uma receita rápida, qualquer coisa que possamos arranjar que nos dê uma vida boa e a mantenha dessa forma. As relações são conturbadas e complicadas e o trabalho difícil de lidar com a família e os amigos não é sensual nem fascinante. Também dura a vida toda, nunca acaba. As pessoas, no nosso estudo de 75 anos, que foram as mais felizes quando se reformaram foram as pessoas que trabalharam ativamente para substituir os colegas de trabalho por novos companheiros de ócio. Tal como as pessoas nascidas nos anos 80 ou 90, naquele estudo recente, muitos dos nossos homens, quando chegaram à idade adulta, acreditavam que a fama e a riqueza e as realizações de vulto eram tudo de que necessitavam para ter uma boa vida. Mas, ao longo destes 75 anos, o nosso estudo provou vezes sem conta que as pessoas que se saíram melhor foram as que se apoiaram nas relações com a família, com os amigos, com a comunidade.
11:20 Então, o que se passa convosco? Digamos que vocês têm 25 anos, ou 40 anos, ou 60 anos. O que é que pode significar apoiar-se em relações?
11:30 As possibilidades são praticamente ilimitadas. Pode ser uma coisa tão simples como substituir o tempo de exilio por tempo com pessoas, ou animar uma relação adormecida, fazendo qualquer coisa nova em conjunto, longos passeios ou saídas à noite. Ou entrar em contato com um membro da família com quem não falam há anos, porque essas contendas familiares demasiado comuns têm um efeito terrível na pessoa que guarda rancores.
12:03 Gostava de terminar com uma citação de Mark Twain. Há mais de cem anos, ele estava a fazer uma retrospectiva da sua vida e escreveu isto: "Não há tempo, tão breve é a vida, "para discussões, desculpas, amarguras, prestação de contas. "Só há tempo para amar "e mesmo para isso, é só um instante".
12:33 Uma vida boa constrói-se com boas relações.
NOTA NOSSA: Ter amigos, parentes, colegas, esposas, maridos, filhos, é fundamental e mais fundamental ainda é saber faze-los felizes e ser feliz junto deles. Quem ama não cobra, não critica, não fere, só ama. Enxergar defeitos nos outros, não nos faz nada melhor.
Esta é uma contribuição que veio do meu filho Eduardo, e que eu achei importante compartilhar com os meus amigos e com quem mais desejar.

João Lúcio Teixeira – MTB 83.284

Nenhum comentário: