quinta-feira, 9 de junho de 2016

SOBRE O ACIDENTE COM ESTUDANTES DE SÃO SEBASTIÃO

A imprensa de todo o Brasil e do mundo está publicando hoje, mais caso de acidente grave com mortes em grande escala. Um ônibus que transportava estudantes moradores de São Sebastião que estudavam nas universidades de Mogi da Cruzes, e que ontem por volta da onze e meia da noite, depois de o motorista perder o controle da direção, tombou em uma valeta cercada de pedras e levou à morte 18 pessoas, número que pode sofrer aumento dado o estado grave de algumas vítimas que estavam nos hospitais da região.
O fato nos leva primeiro a lamentar as mortes, mas ao mesmo tempo nos faz raciocinar sobre essa forma de as prefeituras do Litoral Norte contratarem ônibus para transportar estudantes, assumindo a corresponsabilidade dos riscos, já que a contratação feita pelos municípios quase sempre decorre de processos licitatórios direcionados e as empresas são em alguns casos, não se pode afirmar que o caso presente seja irregular,  mas pode-se afirmar que em muitos casos dessas espécie de contratação as empresas são, às vezes de amigos ou de parentes de políticos e nunca são fiscalizadas.
O acidente de São Sebastião pode levar as famílias das vítimas a acionar o município pleiteando vultosas indenizações, caso haja alguma irregularidade na operação do sistema, o que a perícia irá verificar.
O mais recomendável seria que o município concedesse bolsa transporte por lei municipal, entregasse os valores aos estudantes que se organizariam em associações ou cooperativas, para que eles contratassem o transporte diretamente, forma que poderia até garantir mais cautelas na escolha da empresa, dos ônibus e dos motoristas. Sabe-se que os políticos não costumam fiscalizar com a devida atenção a manutenção dos veículos e a qualificação dos profissionais que operam o sistema. 
O fato é que quem contrata mal responde pelos resultados.
Com todo respeito aos familiares e às vítimas, mas essa seria uma forma de se fazer o mesmo serviço, atender aos interesses dos estudantes com eles mesmos controlando diretamente o serviço.

Nenhum comentário: