O prefeito de Caraguá não falou ontem na prestação de contas em aeroporto, shopping a céu aberto, mas falou em construir na região do Tinga um Pronto Socorro para atendimento emergencial. Isso se confirmado será quem sabe a sua obra mais importante para a nossa cidade que sem um pronto atendimento médico deixa a população em risco iminente.
Falamos aqui que o paciente RM só foi salvo por ter enfartado exatamente na porta da Santa Casa. Ficou, semana passada, por mais de uma hora com dores no peito e dormencia no braço esquerdo, pedindo socorro pelo amor de Deus, e não conseguiu ser atendido. Diminuíram as dores e ele resolveu ir embora, entrou no carro e as dores apertaram, quando voltava para a porta de entrada do pronto socorro caiu e assim foi atendido. Sorte dele porque estava por lá o Dr. Sampa, médico que já tem inúmeras vidas salvas na sua contabilidade final, o socorreu tirou do risco e encaminhou para a Santa Casa de São José na mesma noite. Lá ficou por alguns dias na UTI saiu da crise profunda e por obra e graça do Dr. Sampa, RM foi encaminhado para o hospital Beneficência Portuguesa, na última segunda feira de manhã e à noite teve implantadas duas pontes de safena e uma mamária, numa cirurgia de quase cinco horas.
Se não tivesse caído na porta da Santa Casa talvez estivesse pedindo atendimento até hoje sem conseguir. Verdade é que a Santa Casa de Caraguá não dá conta de tanta demanda e a cidade precisa de um pronto atendimento como prioridade absoluta. Se vingar o discurso do prefeito e for feita a obra de pronto atendimento estaremos começando a falar a linguagem da gestão para o povo.
8 comentários:
NÃO ADIANTA INVENTAR PRONTO ATENDIMENTO SE NÃO EXISTIREM LEITOS DISPONÍVEIS NA STA. CASA (MACA NO CORREDOR E NO CHÃO NÃO É LEITO).
PARA EXISTIR UM PRONTO ATENDIMENTO DE ACORDO COM A DEMANDA DO MUNICÍPIO, TEM DE HAVER RETAGUARDA, OU SEJA, UTI, CENTRO CIRÚRGICO, INTERNAÇÃO CORRETA, DIAGNÓSTICOS, EQUIPAMENTOS E PESSOAL QUALIFICADO. SE FOR NECESSÁRIA REMOÇÃO PARA UM CENTRO ESPECIALIZADO, COMO O INSTITUTO DO CORAÇÃO, DEVEM EXISTIR TODAS AS CONDIÇÕES DE ESTABILIZAR O PACIENTE.
PARA AS URGENCIAS MENOS COMPLEXAS,TAIS COMO HIDRATAÇÃO, TALA DE GESSO OU MEDICAÇÃO PARA FEBRE EM CASOS SIMPLES, PODEM SER UTILIZADAS AS UBS EXISTENTES, DESDE QUE FUNCIONEM 24 HORAS E TENHAM MÉDICO DE PLANTÃO.
FORA ISSO, SÓ UM HOSPITAL NOVO COM MAIS LEITOS, EQUIPAMENTOS MODERNOS, ESPAÇO SUFICIENTE E PROFISSIONAIS QUALIFICADOS.
Quais são os dois hospitais administrados pelas irmãs? O Pio XII , a administração não sao das irmãs não! A ADMINISTRAÇÃO NÃO É delas!!! Por isso que funciona! E deveriam fazer o mesmo aqui! Terceirizar a administração!!! Elas podem continuar la, sem problema algum, vai ser regido por elas e só!
NÃO ADIANTA DOAR, SE NÃO HÁ ADMINISTRAÇÃO ADEQUADA, TUDO É DESPERDIÇADO. EU MESMO FUI TESTEMUNHA DA DOAÇÃO FEITA PELO ESTADO PARA O TÉRMINO DAS OBRAS DA MATERNIDADE E ATÉ HOJE A MESMA ENCONTRA-SE FECHADA (COM EQUIPAMENTOS DENTRO). AS PARTURIENTES SÃO TRATADAS DE FORMA INADEQUADA, ENQUANTO A ÁREA DOS ESCRITÓRIOS E ÁREA PRIVATIVA DAS IRMÃS ESTÁ IMPECÁVEL. O DINHEIRO É APLICADO ONDE INTERESSA MAIS À ELAS E NÃO NO BOM ATENDIMENTO DOS PACIENTES. É SÓ IR LÁ E CONSTATAR.
Pela manhã de hoje, dia 28/08, 7:10 estava eu na UBS Porto Novo, porque durante a noite passei mal, com dormência no lado direito, a começar pelo rosto. Cheguei na UBS e o que recebi foi a resposta de que não há médidos na unidade há cerca de um mes.
A atendente, muito gentil por sinal, Regiane me atendeu muito bem, mas num corre corre, porque está substituindo outra funcionária com licença médica.
Perguntei quem seria a pessoa responsável, dizendo que só SAIRIA DO POSTO depois de atendida. Sei que deixei as atendentes de cabelo em pé... porque PERGUNTEI quem seria a responsável...me direcionaram à responsável dona Ana, expliquei o que estava acontecendo, que há uns cinco meses atrás eu estivera na Santa Casa com pedido URGENTE de tomografia... fui até o AME e recebi a notícia de que o pedido tinha que ser feito através das UBS. Fui até a UBS Porto Novo em busca de que o pedido de exame fosse atendido, mas recebi a notícia de que, NOVAMENTE eu teria que passar PRIMEIRO com o clínico geral (que não havia), que depois encaminharia para o NEURO que, depois de avaliar solicitaria a TOMOGRAFIA... conclusão! Nem voltei mais à unidade de saúde, porém ontem à noite novamente senti a dormência do lado esquerdo, fiquei apavorada, pois sou uma mulher com 54 anos, desempregada, sem plano de saúde !!!... eu disse à atendente conheço a Secretária da Saúde Maria Inez, que sou do PSDB e não iria sair da UBS sem uma solução, porque saúde, pelo que me consta é prioridade.
Diante disso, dona ANA encaminhou-me para verificar a pressão arterial e, providenciou um encaixe com uma dra. tremendamente atenciosa, especialidade em pediatria, dra. SIMONE, após o atendimento das grávidas, já por volta das 11:00 hs da manhã. Saí de lá com o encaminhamento do NEURO e uma medicação.
A minha pergunta é até quando ficaremos sem médico nas UBS e o que impede a contratação de um profissional da área? Estive na inauguração pomposa do AME aonde o governador SERRA juntamente com os prefeitos da região falou sobre a importância do atendimento, mas como se as UBS estão sucateadas, até falta de tinta numa impressora?
Quanto ao pessoal da UBS Porto Novo, se empenham em atender bem, mas se não são dados os recursos, milagres é impossível...
E DIANTE DA PANDEMIA DE H1N1 O QUE DIZER? GOSTARIA DE SABER ATÉ QUANDO?
ALGUÉM PODERÁ RESPONDER À MINHA PERGUNTA? ALGUÉM PODERÁ APONTAR UMA SAÍDA?
ANA MARIA GONÇALVES
3887-9208
chalescaragua@hotmail.com
Postar um comentário