quinta-feira, 10 de setembro de 2009

RIO VAI TER MAIOR AUMENTO DE NÚMERO DE VEREADORES

Rio de Janeiro será estado com maior aumento de vereadores se PEC vigorar
Em números absolutos, o estado de São Paulo vai ganhar mais vereadores.Câmara aprovou quarta (9) criação de mais de 7 mil cargos de vereador.
Do G1, em São Paulo

O Rio de Janeiro é o estado brasileiro que terá o maior aumento percentual no número de vereadores caso a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que altera a composição das câmaras municipais seja aprovada em segundo turno na Câmara dos Deputados. Os dados são da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

A Câmara aprovou em primeiro turno na quarta (9) a PEC que aumenta em mais de 7 mil o número de vagas para vereadores em todo país. Votaram a favor da proposta 370 deputados e, contra, 32 parlamentares. A PEC, já aprovada no Senado, passará por votação em segundo turno antes de ser promulgada pelo Congresso.

O Rio de Janeiro tem atualmente 1.007 vereadores e passará a ter 1.358, alta de 34,85%, com a PEC, conforme a CNM.

Outros estados que terão aumento elevado de cargos, segundo os dados da confederação, são: Pará (29,75%), Ceará (25,04%) e Pernambuco (24,77%). Em São Paulo, a alta será de 19,4 % no número de cadeiras (veja tabela abaixo com todos os estados).

Considerando os números absolutos, quem ganha mais vereadores é o estado de São Paulo: serão 1.220 novos vereadores.

Em todo o país, serão pelo menos 7,6 mil vereadores a mais de acordo com a confederações dos municípios. Segundo a PEC, o país tem atualmente 51.748 vereadores e ganharia 7.709 vagas. O CNM informou que a diferença ocorre porque os dados da confederação já levam em conta o último balanço do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre a população nacional.

Veja abaixo dados da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) sobre quantos serão os cargos em cada estado se a PEC entrar em vigor.

2 comentários:

Unknown disse...

João, me responde uma dúvida. É certeza que teremos aumento já em janeiro? Não tem perigo de ser somente nas próximas eleições? valeu

blogdojoaolucio disse...

caro cidadao
Há uma força tarefa dos deputados e senandores para fazer valer já a mudança, mas há um grupo que tem força fazendo trabalho no sentido contrário. O mais lógico é que seja resolvido logo, mas pode haver dificuldades. Em política, tudo é possível.