sábado, 18 de dezembro de 2010

BRASIL TEM O MENOR DESEMPREGO DA HISTÓRIA

O Brasil a cada dia surpreende o mundo com as suas marcas, e agora foi no índice de desemprego que atingiu a menor marca desde que foi iniciado o sistema de controle em 2002. Estamos com 5,7% de desempregados, marca que há poucos anos atrás esteve na faixa do 25% e que vem sendo reduzida gradativamente. Ontem foi anunciado na rede Globo que há falta até de motoristas de caminhões para preencherem as vagas disponíveis no mercado de trabalho. Para se estabelecer uma comparação esclarecedora, os Estado Unidos estão com o desemprego na faixa dos 10%, quase o dobro das taxas do Brasil. O presidente Lula em discurso de  despedida do Mercosul na data de ontem, disse que tempos atrás ninguém imaginava essas taxas no Brasil porque elas eram virtude de países desenvolvidos.
Claro que a economia como indicador de desenvolvimento é fator que se deve levar em conta, mas os índices econômicos não podem encerrar-se em si mesmos se não virarem mais empregos, mais distribuição de rendas e mais desenvolvimento humano. No nosso caso, o indicativo “distribuição de rendas” também tem sido positivo já que inúmeras famílias pobres ou miseráveis estão deixando a precariedade. Independente de quem seja o responsável, ou de que partido político deva merecer os louros, o fato é que o brasileiro agora pode acreditar que estamos no caminho certo e o gigante adormecido dá sinais de que poderá acordar e se apresentar ao mundo com uma alternativa real de exemplo de nação do futuro. Alguns sinais positivos precisam ser detectados, como a solução do Rio e Janeiro, a efetivação da lei da Ficha Limpa,   e os discursos da Marina sobre a preservação ambiental para que se garanta um futuro com desenvolvimento, mas com qualidade de vida e cada um de nós deve ser agente da maravilhosa transformação do Brasil.

Um comentário:

João Rocha disse...

É isto ai !
O Brasil, ao longo de sua história, foi governado por representantes das elites e oligarquias. Está provado que nós trabalhadores temos condições de governar o país, o estado ou uma cidade. Desde que tenhamos uma oportunidade.