23/01/2011 - 06h50
Prédios altos 'roubam' sol dos turistas em Balneário Camboriú (SC)
DE SÃO PAULO
Os prédios altos se tornaram os vilões do verão na orla de um dos destinos turísticos mais procurados do litoral de Santa Catarina, em Balneário Camboriú. A informação é da reportagem de Luiza Bandeira publicada na edição deste domingo da Folha (íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL).
Os edifícios fazem sombra na praia a partir das 14h, "roubando" até seis horas de sol dos turistas --no horário de verão, as praias costumam ficar cheias até as 20h.
Segundo o presidente do sindicato da construção civil do município, Carlos Haacke, os espigões começaram a surgir na década de 80.
A preocupação foi não construir um prédio "colado" ao outro, acabando com a ventilação da orla. Para compensar perdas com trechos vazios, investiu-se em prédios altos, com mais apartamentos.
Não há limite de altura para os prédios da orla, de acordo com a prefeitura. O secretário de Planejamento do município, Auri Pavoni, disse que não adianta colocar um limite agora, já que restam poucos terrenos disponíveis.
Caio Cezar Nascimento/Folhapress | ||
Sombras de prédios "invadem" a areia em Balneário Camboriú, em SC, e roubam até seis horas de sol dos turistas |
Leia a reportagem completa na Folha deste domingo, que já está nas bancas.
8 comentários:
Se o atual prefeito continuar, acontece coisa pior...
Moradores e policiais entraram em confronto na pequena Santo Antonio do Descoberto, que fica próxima de Brasília. Manifestantes pedem melhorias no transporte público e nos preços das passagens.
Por Rafael Mônaco
Às cinco da manhã ninguém entrava, ninguém saia. A ponte que dá acesso a Santo Antonio do Descoberto e a estrada que leva ao Distrito Federal foram bloqueadas pelos manifestantes que atearam fogo a pneus e troncos de árvores.
Um ônibus foi queimado. O prédio da prefeitura foi apedrejado. A tropa de choque foi chamada e acabou entrando em confronto com os manifestantes.
No meio da confusão, o padre abriu as portas da igreja para que as pessoas pudesse se abrigar. Ele serviu de mediador para negociar a saída dos policias e para que os manifestantes se acalmassem.
Os moradores se dizem revoltados contra a má qualidade dos serviços públicos na cidade, considerada a mais pobre do entorno do Distrito Federal. "Nós queremos transporte pra trabalhar", disse um manifestante.
A ponte foi liberada no início desta tarde. Quatro pessoas foram detidas, cinco foram atendidas no hospital, atingidas por balas de borracha, entre elas um policial militar. O prefeito da cidade David Leite vai pedir a liberação emergencial de verbas para o governo do estado de Goiás para tentar consertar principalmente o asfalto, a maior reclamação dos moradores do município.
Fonte: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2011/01/protesto-de-moradores-termina-em-confusao-em-cidade-de-goias.html
A praia Martim de Sá já tem esse incômodo, em final de tarde de sol, após as 15:30 é só sombra na areia.Não tem como aproveitar o horário mais gostoso do sol, uma pena.
Este já é um problema antigo no Guarujá, mas o pior não é isso. Os prédios altos roubam a brisa do mar, ou seja, roubam a ventilação da cidade e como resultado temos elevação de temperatura e excesso de umidade. O centro da cidade fica uma "ilha" de calor, com falta de circulação de ar, cria-se um ambiente propício para o desenvolvimento de fungos e bolores e facilita-se a propagação de doenças como tuberculose e hanseníase.
já que estão desmatando tudo , não tem arvores então estao plantando predios.....
Veeeemmmm ai o "PRANO DIRETO" ´aqui vai ser isso mesmo não vai ser o plano diretor, já pensou prédio de 21 andares...eheheheh viva o reinado seus suditos eo "PRANO DIRETO" de TUBIACANGA.
É li uma materia no imprensa livre, tive inveja da cidade irmã Ubatuba, com o trabalho da operação praia limpa...POR FAVOR VENHAM PARA CARAGUÁ, pois aqui, no irtervalo dos Quiosques nas praias do Indaia e Aruan estão fazendo verdadeiros lixões é só andar no calçadão e olhar a VISTA.... que vergonha Caraguá, cade a fiscalização....e a secretária de serviços públicos...tomara que a bomba seja a saída deste secretário atual que lhe falta competencia para está função é só olhar a sujeira das praias e da cidade.
basta chanar o robert costa...
Postar um comentário