sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Conselho da Pessoa com Deficiência elege diretoria

Elaboração do regimento interno e calendário anual foram as primeiras ações dos eleitos

Nessa quinta-feira (17/02/2011) aconteceu na secretaria municipal de Educação a eleição da diretoria do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comdefi). Puderam se candidatar apenas os membros do conselho, eleitos no dia 4 de dezembro de 2010 na primeira edição do Fórum Inclusivo da Pessoa com Deficiência de Caraguatatuba.

A votação foi realizada pelos representantes do conselho que, após ouvirem as atribuições e competências de cada função, se candidataram ao cargo que mais se identificavam.

Na ocasião, também foram discutidas as premissas da elaboração do regimento interno, que serão revistas em reunião extraordinária no dia 2 de março. O calendário anual de reuniões ordinárias também já foi definido, sendo uma por mês, sempre às 9h, na secretaria de Educação, sede do conselho. As datas são: 16 de março, 13 de abril, 11 de maio, 8 de junho, 13 de julho, 10 de agosto, 14 de setembro, 19 de outubro, 9 de novembro e 14 de dezembro.

A presidente eleita, Ivy Monteiro Malerba, explica que o conselho é uma forma de unificar os olhares de diferentes segmentos, seja do poder público ou da sociedade civil, para juntos definir as prioridades e as maiores urgências no tratamento e inclusão das pessoas com deficiência. “Agora, de fato, estamos no caminho para concretizar uma política municipal de atenção às pessoas com deficiência, na qual a sociedade tem voz e participação junto ao poder público”, disse a presidente do Comdefi.

Comdefi

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comdefi), vinculado à secretaria municipal de Educação, é um órgão de caráter permanente e composição paritária entre Governo Municipal e sociedade civil, com funções deliberativas, consultivas, normativas e de fiscalização no planejamento e formulação da política municipal das ações voltadas ao atendimento e defesa de pessoas com deficiência e necessidades especiais.

Entre as atribuições do Comdefi estão o encaminhamento de propostas ao Poder Executivo de interesse ao público alvo; acompanhar e avaliar propostas orçamentárias do município e demais projetos e serviços referentes a execução de programas às pessoas com deficiência; captar recursos junto à órgãos federais e estaduais que possibilitem a execução de programas e projetos; e organizar fóruns para inclusão.

O conselho possui doze membros titulares e respectivos suplentes, com mandato de três anos, não remunerado. Os recursos são de dotações orçamentárias a ele destinadas, créditos suplementares e doações financeiras.



Confira a relação dos eleitos:

Presidente – Ivy Monteiro Malerba, representante da secretaria municipal de Educação

Vice-presidente – Juliana Coelho Araujo – da Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano Acalento

1º secretário – João Gustavo dos Santos Angelo – da secretaria municipal de Saúde

2ª secretária – Laura Aparecida Cesar David Cereser – representante da sociedade civil

1º tesoureiro – Odair Restani Valentim – representante da sociedade civil

2ª tesoureira – Lilian Domingos de Souza – da secretaria municipal de Urbanismo

Assessoria de Comunicação Social – 18/02/2011

6 comentários:

Anônimo disse...

Com respeito aos demais, mas conheço apenas os trabalhos da Yvy e da Laura e realmente estão muito empenhadas no atendimento a pessoa com deficiencia.

Parabens meninas.

Anônimo disse...

Adorei, conheço um dos integrantes o assunto merece espaço em todos os segmentos. As primeiros pessoas estão aparecendo. Parabéns. Gostaria de ver os integrantes foto publicada no blog.

Anônimo disse...

E a reunião extraordinária no dia 2 será aberta ao público? gostaria de acompanhar de perto e tb conhecer melhor os integrantes. Obrigada .

Anônimo disse...

Normalmente reuniões extraordinárias não são abertas ao publico, mas poderemos comparecer na reunião ordinária, tenho um assunto que considero importante expor.

A Prefeitura criou varios programas para atendimento as crianças com alguma deficiencia, implantou a sala de recursos (psicopedagoga. fono, assistencia social e terapia ocupacional), implantou o CRIE (nutricionista, psicologa, fono e terapeuta ocupacional) e agora o Projeto Crescer, disponibilizando psiquiatria infantil e psicologas para atender nossas crianças.

Falta apenas atendimento especializado em MEDICINA PEDIATRICA, que seja interligada, principalmente a psiquiatria, para fazer o acompanhamento das crianças que precisem de medicação.

Se a pediatra não trabalhar em conjunto pode emitir pareceres que não condizem com a real necessidade da criança, colocando a mãe na duvida cruel de medicar ou não;

Vamos pedir um (a) pediatra(A) para acompanhar as crianças atendidas no CRIE ou no Projeto Crescer.

Vamos pedir também que valorizem as mães, pois cansei de ouvir: excelente escola, excelente professora, excelente medico e não atentarem que podemos ser excelentes mães, conhecedoras das reais necessidades de nossos filhos.

Anônimo disse...

Hummm???? tem uma nesta lista, que é namoradinha do home. Pode????

Anônimo disse...

Esse setor mostrou que veio para brilhar.Pelo algo dentro desta tal educação deu certo.Parabens aos envolvidos!