terça-feira, 1 de março de 2011

AI ESTA A BOMMMMMMMBA

A ONG Olho Vivo encaminhou há um mês uma representação ao Ministério Público do meio ambiente solicitando providências em relação aos automóveis estacionados sobre a areia da praia, o que é proibido segundo lei municipal vigente desde 1990. Hoje a ONG foi informada pela promotoria pública de que a representação virou um Inquérito Civil Público que recebeu o número 43 de 2011, e que a prefeitura será notificada antes do carnaval para que adote as providências no sentido de que seja cumprida a lei e os veículos sejam impedidos de adentrarem na área de praia.


Alguns poderão achar e já se ouviu por ai que isso depõe contra os interesses do turismo e que pode prejudicar interesses de empresários diretamente favorecidos com a presença dos veículos.

Ocorre que a praia é área de proteção ambiental e tem que ser preservada para não sejam deteriorados os nossos patrimônios turísticos.

Esta era a bomba que ia explodir e que se não for uma bomba importante para alguns, deverá ser muito importante para muitos, especialmente os que respeitam o meio ambiente e pensam nas gerações futuras que deverão ter o direito a uma praia limpa e preservada.

O turismo não pode ser predatório.

7 comentários:

Turista que lê! disse...

Maravilha! Até que enfim!
Agora pergunto:
Será que a prefeitura vai tomar providências? Ou será que vai, em pleno carnaval, tirar proveito disso e multar todo e qualquer turista que costumeiramente e desavisadamente, já que era habito, estacionar na areia??? Eis a questão! Quem vai pagar por uma administração descompromissada?
Turista que Lê!

Mariana Gomes Pires disse...

Ah, que bom, é o mínimo né?
Quem nasceu aqui e viu a cidade crescer, deve ter se sentido como eu, neste final de ano. Estava voltando pra casa de ônibus, no Natal,por volta de 23:00, o trânsito da avenida da praia estava horrível(mas já estamos "acostumados" com isso)e,eu olhando para a praia, enquanto um turista me perguntava se era normal aqui, o trânsito, carros na calçada e na areia, pessoas pra todo lado rsrs. Eu respondi que não, e olhei pra praia,os carros circulando livremente em fila e disse: Olha, isso não é normal, carros na praia. Bomba mesmo,parecia cena de filme de guerra, a cidade sendo invadida, mas, tudo em clima de festa.
Gostei da bomba.

Unknown disse...

Administração descompromissada com interesses da população que aqui vive, turista nesta Cidade parece que pode tudo. Uma vez ouvi uma entrevista do Prefeito, numa radio local em que ele dizia que precisamos tratr bem o turista. Isto implica também ouvirmos o som de seus veículos em altura absurda na praia, quando estão almoçando, quando estão se preparando para a saída noturna. Temos que aguentar tudo isso, além de termos que disputar um lugar na areia com os carros. Se o nosso principal patrimônio turistico são as praias.
Ali não seria o melhor lugar para os veículos estarem estacionados. Espero que o ministério publico aja com rigor e puna se não forem cumpridas as medidas necessárias.

Parabéns a ONG pela iniciativa, pois muito se reclama e nada se faz.

munícipe preocupado disse...

Muito fácil resolver o problema:
uma pequena corrente para fechar os acessos e fiscalização para não destruírem a mesma. Afinal, não são tantas entradas e os agentes de tráfego são em número suficiente. Acredito também que a PM estará disposta a ajudar, caso seja requisitada.
Ótima iniciativa da ONG, estão de parabéns!
Em tempo, a qustão não trata apenas do meio ambiente mas também da segurança das crianças que correm pela praia.
Muito bom!

Unknown disse...

Vale lembra que fechar todo os acesso a praia nao so a parte do Indaia, como outros lugares
que tem acesso livre a praia onde pessoal entrar com jipe e picapes pra fazer raily na praia.

Unknown disse...

MAravilhosa essa atitude,mas e a fiscalização como vai ser feita ?
Moro no Porto Novo e lá muitas pessoas andam livrimente com carro na praia , achando que é via publica .....
Lugar de carro é na rua e não da Praia. Vamos cuidar do que é nosso .

Unknown disse...

Parabéns a todos da Ong Olho Vivo pela excelente iniciativa.
Bom com relação aos que talvez manifestem-se contrários a essa ação, acredito que irão rapidamente buscar uma alternativa, como pode ser visto em diversos lugares como por exemplo na África onde antigos caçadores de animais hoje são ativistas que buscam preservar as espécies que eles matavam, (e ganham dinheiro com isso) assim também acontece com baleias e outros animais, talvez o local empreendedor busque soluções alternativas como por exemplo: a limpeza e conservação das proximidades de seu estabelecimento para atrair cada vez mais famílias que buscam um sossego a beira mar, talvez seu publico mude um pouco, quem sabe a prefeitura não possa fazer uma PPP(parceria publico privada) com esses empreendedores e construir academias ao céu aberto onde moradores e turistas possam praticar esporte em lugares preservados por essas empresas ?

Fica ai quem sabe uma sugestão.
Um grande abraço a todos.