Cerca de 200 kg de frango com o prazo de validade vencido foram apreendidos nesta quarta-feira em Aguaí (a 193 km de SP). A carne seria usada na preparação da merenda escolar destinada a 7.000 alunos das redes municipal e estadual da cidade.
De acordo com a Polícia Civil em Aguaí, a denúncia foi feita por vereadores que estiveram na Cozinha Piloto, onde as refeições são preparadas, nesta manhã. A polícia foi chamada e confirmou a denúncia. Os frangos tinham datas de validade diferentes, mas todos venciam no mês de fevereiro.
A carne foi apreendida pela Vigilância Sanitária, e parte do material foi encaminhado à perícia, de acordo com o delegado Alessandro Serrano Morcillo.
A polícia abriu um inquérito para apurar as responsabilidades criminais sobre o caso, como quem fez a compra do frango, quem recebeu a carne e quem autorizou a utilização do ingrediente na merenda. O delegado Morcillo disse que há pelo menos a infração do Código de Defesa do Consumidor, que diz ser impróprio para o consumo qualquer alimento vencido.
A Prefeitura de Aguaí informou que os frangos foram comprados da rede de supermercados Marino, com três lojas na cidade e uma na vizinha São João da Boa Vista. Segundo a prefeitura, a carne já estava vencida. Uma sindicância interna foi instaurada para apurar as responsabilidades.
A Vigilância Sanitária fez uma inspeção no supermercado nesta manhã e encontrou carnes em locais inadequados. O supermercado foi interditado.
A empresa Rigor Alimentos, que vendeu os produtos ao supermercado, informou que fez uma venda de frango resfriado em fevereiro deste ano e que o alimento tem prazo de validade de 15 dias. De acordo com a empresa, pode ter havido falha na armazenagem do produto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário