Ontem a Câmara Municipal de Caraguá esteve em trajes de gala para debater um tema da maior importância, a saúde pública. O Dr. Gilson Carvalho ministrou uma palestra altamente interessante já que ele é uma das pessoas que contribuíram par a criação e implantação do SUS. Na primeira parte houve uma explanação sobre a verdadeira relação entre o cidadão e o SUS, onde ele mostrou que o Sistema é tão amplo que está presente o dia todo em nossas vidas, desde que levantamos até o momento em que vamos dormir. Na água que consumimos que é fiscalizada pela vigilância sanitária que é dos Sus, nos alimentos que são controlados pelo SUS, nos medicamentos, nas ruas cujo meio ambiente é controlado pelos órgãos de saúde publica, e assim por diante. Na segunda parte ele falava sobre as deficiências do sistema que geralmente são causadas pelo mau gerenciamento ou pela corrupção dos fura-filas, dos que levam remédios sem critério, e ao final conseguiu mostrar que se o povo fizer melhor o seu papel de fiscal é possível que a saúde seja muito melhor do que tem sido. Nas respostas a perguntas dos presentes foi claro, por exemplo, ao dizer que considera corrupção um médico contratado para trabalhar quatro horas por dia trabalhar uma e ir embora depois de realizar mais de dez consultas de alguns minutos cada uma. Foi ele quem disse e ele é médico. Considerou que o problema da primeira consulta, que é um ponto de enorme dificuldade para o usuário, pode ser solucionado com a implantação de unidades de pronto atendimento.
Foi notada a presença de várias pessoas do Bairro Massaguaçu que parece ser uma área de grande preocupação das pessoas em relação à saúde. Os moradores daquele bairro mostram preocupação com o fato de estarem muito distante do centro da cidade e sofrerem com o transporte de pacientes em momentos de movimento mais intenso na única via de comunicação entre a cidade e o bairro.
De parabéns os moradores do Massaguaçu pelo interesse e a participação no movimento.
Ao final ficou estabelecido que o Sindicato dos Aposentados de Caraguá e a ONG Olho Vivo vão mobilizar pessoas para participarem das conferências municipais de saúde que se realizarão nas próximas semanas e dela buscarão tirar o compromisso do poder público de implantar pelo menos duas UPAs, Unidades de Pronto Atendimento 24 horas, sendo uma no Porto Novo e outra no Bairro Massaguaçu. A do bairro Porto Novo uma senhora que representava a secretaria de saúde de Caraguá disse que já está assegurada para o final do ano porque a cidade fora contemplada com uma unidade que virá do governo federal. Portanto se a do Porto Novo já está a caminho, pode-se lutar para que a UPA do Massaguaçu também seja implantada ainda que em menor porte.
A questão dos médicos ou da falta de médicos faz-se necessário encarar o problema e decifrar quais são os obstáculos que impedem o serviço público de ser mais bem servido nessa área. Há quem diga que médicos não vêm para o litoral porque o sistema de saúde é muito fechado e os novos médicos não têm espaço para exercerem amplamente a sua atividade. Se for isso, que se abra o sistema porque ele é financiado em grande parte por verbas públicas e não pode virar gueto particularizado. A luta pela saúde começou e deverá seguir em frente. O evento de ontem depois do desempenho extraordinária do Dr. Gilson, trouxe algum alento aos que assistiram, e deixa de parabéns a ONG Olho Vivo, o Sindicato dos Aposentados e a pessoa do Paulo Afonso, assessor do Deputado Carlinhos Almeida, que deverá ser chamado a contribuir nessa luta pela vida. A população não tem que pedir favores, mas arrancar com luta as soluções que se façam necessárias à melhoria das condições de vida dos cidadãos.
Enfim, a palestra foi muito importante, pena que não havia nenhum vereador e nenhum representante do Sr. Prefeito Municipal, mas ainda bem tinha o povo.
Um comentário:
Foi muito engraçado e patético, na hora da intervenção desta "Senhora que representava a secretaria de saúde de Caraguá" declarou que já havia verba para a instalação de uma UPA no Porto Novo, e tentou jogar a culpa pelo descaso com a saúde pública no municipio, ao governo federal! Eles estão há 04 mandatos nos governos municipal e estadual, mas a culpa disso tudo é do PT!
Só rindo...hahaha
Postar um comentário