domingo, 3 de abril de 2011

VEIO DO JOÃO ROCHA- O CÃO NÁUFRAGO

Japão: Cão Naufrago é Resgatado
Um cachorro que sobreviveu em uma casa arrastada para o mar pelo tsunami devastador que atingiu o Japão há três semanas foi resgatado ontem por uma equipe da Guarda Costeira que sobrevoava uma ilha de destroços.

Emissoras de TV mostraram imagens aéreas de um cão marrom médio caminhando sobre o telhado da casa - a única parte fora da água - antes de se esconder em uma parte quebrada do teto com medo do barulho do helicóptero.

Um homem da equipe da Guarda Costeira entrou na casa para checar se havia algum sobrevivente. A imprensa japonesa disse que ninguém foi encontrado dentro da casa. Ele tentou chamar o animal, mas depois precisou pegá-lo no colo. Os dois foram levados de volta por um barco, depois que o helicóptero da Guarda Costeira ficou sem combustível.

A casa estava a dois quilômetros da costa de Kesennuma, no norte do Japão. Apesar das três semanas naufragando, o cão está em boas condições de saúde. Após o susto com o resgate, o animal se acostumou rapidamente com a equipe que o salvou, lambendo as mãos de todos que o acariciaram. Sem qualquer coleira de identificação, a Guarda Costeira espera que os donos do cachorro o identifiquem.

Na área de 20 quilômetros da usina nuclear de Fukushima muitos animais de estimação foram deixados para trás pelas pessoas que foram retiradas de suas casas. Uma organização formada por cerca de 50 pessoas visita as áreas mais atingidas pela dupla tragédia e recolhe os animais abandonados. Além de medicação, água e alimentação, eles também buscam novos donos para os bichos.

Críticos questionam os cuidados dedicados aos animais em meio a milhares de desabrigados no terremoto e no tsunami. Mais de 250 mil pessoas estão em abrigos montados em escolas, ginásios e espaços públicos, e a comida é racionada.

Fonte: O Estado de São Paulo – 02 de abril de 2011

Nenhum comentário: