August 26, 2011 - 04:00
Violência sem fim: homicídios ‘disparam’ em julho na região

Thiago Leon
Número de assassinatos sobe quase 30% no mês e 16% no acumulado do ano nas 39 cidades do Vale, litoral e serra; a exceção é São José, única entre as principais a registrar redução da violência no período
Filipe Rodrigues
São José dos Campos
O número de homicídios dolosos (com intenção de matar) cresceu 29% na região em julho deste ano, na comparação com o mesmo período de 2010. Foram 31 casos, contra 24 do ano anterior.
A estatística, divulgada ontem pela SSP (Secretaria de Segurança Pública), confirma a região como a mais violenta do interior do Estado no ano.
Na maioria das cidades, houve aumento da violência. A exceção foi São José dos Campos, que registrou 2 ocorrências no mês passado, contra 5 em julho de 2010.
Em Taubaté, o número de casos triplicou e a prefeitura anunciou que estuda medidas para tentar conter a violência.
Acumulado.De janeiro a julho deste ano, as 39 cidades da região somaram 215 ocorrências de homicídio, com 229 vítimas. Comparando com os primeiros sete meses de 2010, a alta é de 16% --foram 184 casos com 197 mortos.
Em relação a outras áreas do interior, a região disparou na frente de Piracicaba (199 casos e 204 vítimas) e Santos (166 casos e 175 vítimas).
A Polícia Militar afirma que realiza operações para coibir homicídios relacionados a tráfico de drogas e crimes contra o patrimônio.
“São os homicídios que podemos evitar se vencermos o tráfico de drogas e os roubos.
Há, no entanto, aqueles assassinatos provocados por desavenças pessoais. Esses são praticamente impossíveis de prever”, disse o tenente Antero Alves Baraldo, chefe de comunicação social da PM na região.
A corporação tem mapeado as áreas mais violentas para agir na ‘raiz’ dos assassinatos.
“Em São José, fizemos isso. Os homicídios ligados ao tráfico caíram. A tendência é que nos próximos meses haja queda nas demais cidades.”
São José. A DIG (Delegacia de Investigações Gerais) atribui a queda nos homicídios ao trabalho de investigação.
“No início do ano, o tráfico estava muito forte. Conseguimos controlar a situação solucionando assassinatos e tirando os matadores da rua”, disse o delegado assistente Neimar Camargo Mendes.
Segundo ele, neste ano, a Polícia Civil já esclareceu 30 assassinatos, entre casos de 2011 e de anos anteriores.
Jacareí.Com 22 homicídios registrados, a cidade já atingiu o status de violência epidêmica --decretado pela ONU (Organização das Nações Unidas) quando uma área tem mais de 10 homicídios para cada 100 mil habitantes. Jacareí possui 210 mil moradores.
Para o delegado seccional Roberto Martins de Barros, o índice está ligado a crimes passionais e desavenças. “Tivemos casos de marido matando mulher e pessoas que já saíram do presídio marcadas.”
A prefeitura informou que tem uma Guarda Civil que ajuda na prevenção e, até o início de 2012, o efetivo de 234 guardas passará para 356.
Caraguá.Para o delegado seccional do Litoral Norte, Múcio de Alvarenga, o índice de crimes na cidade é alarmante.
“Pedimos que denunciem para nos ajudar a reduzir estes elevados índices.”
A cidade foi a mais violenta da região em 2010 na proporção homicídio/habitante e, até julho deste ano, está mais violenta que no ano passado. São 24 assassinatos, contra 18.
Taubaté quer barrar crimes com a ajuda de estudantesTaubaté
A Secretaria de Segurança Pública de Taubaté estuda medidas para coibir o avanço da criminalidade na cidade.
A pasta pretende, dentro de dois meses, criar um projeto com a Secretaria de Educação para percorrer escolas dando palestras com dicas de segurança e o risco das drogas.
“Ex-militares irão nestas escolas para conversar com os alunos e mostrar os riscos de se envolver com as drogas. Também vamos entregar cartilhas com medidas de segurança contra o crime”, disse o tenente Orlando Lima, secretário de Segurança Pública.
Lima também pretende se reunir com as polícias Militar e Civil para saber em que a prefeitura pode ajudar no combate ao crime. “É um assunto delicado. Eles cuidam do reforço e da investigação. Se houver alguma coisa que possamos ajudar, vamos ouvir e fazer para garantir a segurança.”
Com 33 ocorrências e 36 pessoas assassinadas até julho, Taubaté, de 278 mil habitantes, está próxima dos 40 homicídios de São José, que tem 629 mil moradores.
Tráfico. As polícias Militar e Civil creditam o alto índice de assassinatos à presença maciça do tráfico nos bairros das partes alta e baixa da cidade.
As corporações também cobram investimento em infraestrutura nestas áreas.
O drama de perder o filhoSão José dos Campos
A dona de casa Maria Olivia de Souza Mengue, 65 anos, ainda chora a morte do filho Sidney de Souza, 28 anos. O rapaz foi morto a tijoladas no residencial Righi, na zona leste de São José, no dia 24 de junho. A Polícia Civil ainda não tem pistas dos assassinos, mas a principal suspeita é que o crime tenha sido motivado por homofobia.
HomicídiosCunha/ Cruzeiro/ Campos do Jordão/ Ilhabela
As quatro cidades tiveram o mesmo comportamento:
Julho 2010: 0
Julho 2011: 1
Caraguatatuba
Julho 2010: 2
Julho 2011: 4
Caçapava
Julho 2010: 1
Julho 2011: 1
Aparecida
Julho 2010: 1
Julho 2011: 0
Jacareí
Julho 2010: 3
Julho 2011: 5
Lorena
Julho 2010: 1
Julho 2011: 1
Paraibuna
Julho 2010: 1
Julho 2011: 0
Pindamonhangaba
Julho 2010: 1
Julho 2011: 3
Potim
Julho 2010: 1
Julho 2011: 0
São José dos Campos
Julho 2010: 5
Julho 2011: 2
São Luís do Paraitinga
Julho 2010: 1
Julho 2011: 0
São Sebastião
Julho 2010: 3
Julho 2011: 2
Taubaté
Julho 2010: 2
Julho 2011: 6
Ubatuba
Julho 2010: 2
Julho 2011: 3
São José dos Campos
O número de homicídios dolosos (com intenção de matar) cresceu 29% na região em julho deste ano, na comparação com o mesmo período de 2010. Foram 31 casos, contra 24 do ano anterior.
A estatística, divulgada ontem pela SSP (Secretaria de Segurança Pública), confirma a região como a mais violenta do interior do Estado no ano.
Na maioria das cidades, houve aumento da violência. A exceção foi São José dos Campos, que registrou 2 ocorrências no mês passado, contra 5 em julho de 2010.
Em Taubaté, o número de casos triplicou e a prefeitura anunciou que estuda medidas para tentar conter a violência.
Acumulado.De janeiro a julho deste ano, as 39 cidades da região somaram 215 ocorrências de homicídio, com 229 vítimas. Comparando com os primeiros sete meses de 2010, a alta é de 16% --foram 184 casos com 197 mortos.
Em relação a outras áreas do interior, a região disparou na frente de Piracicaba (199 casos e 204 vítimas) e Santos (166 casos e 175 vítimas).
A Polícia Militar afirma que realiza operações para coibir homicídios relacionados a tráfico de drogas e crimes contra o patrimônio.
“São os homicídios que podemos evitar se vencermos o tráfico de drogas e os roubos.
Há, no entanto, aqueles assassinatos provocados por desavenças pessoais. Esses são praticamente impossíveis de prever”, disse o tenente Antero Alves Baraldo, chefe de comunicação social da PM na região.
A corporação tem mapeado as áreas mais violentas para agir na ‘raiz’ dos assassinatos.
“Em São José, fizemos isso. Os homicídios ligados ao tráfico caíram. A tendência é que nos próximos meses haja queda nas demais cidades.”
São José. A DIG (Delegacia de Investigações Gerais) atribui a queda nos homicídios ao trabalho de investigação.
“No início do ano, o tráfico estava muito forte. Conseguimos controlar a situação solucionando assassinatos e tirando os matadores da rua”, disse o delegado assistente Neimar Camargo Mendes.
Segundo ele, neste ano, a Polícia Civil já esclareceu 30 assassinatos, entre casos de 2011 e de anos anteriores.
Jacareí.Com 22 homicídios registrados, a cidade já atingiu o status de violência epidêmica --decretado pela ONU (Organização das Nações Unidas) quando uma área tem mais de 10 homicídios para cada 100 mil habitantes. Jacareí possui 210 mil moradores.
Para o delegado seccional Roberto Martins de Barros, o índice está ligado a crimes passionais e desavenças. “Tivemos casos de marido matando mulher e pessoas que já saíram do presídio marcadas.”
A prefeitura informou que tem uma Guarda Civil que ajuda na prevenção e, até o início de 2012, o efetivo de 234 guardas passará para 356.
Caraguá.Para o delegado seccional do Litoral Norte, Múcio de Alvarenga, o índice de crimes na cidade é alarmante.
“Pedimos que denunciem para nos ajudar a reduzir estes elevados índices.”
A cidade foi a mais violenta da região em 2010 na proporção homicídio/habitante e, até julho deste ano, está mais violenta que no ano passado. São 24 assassinatos, contra 18.
Taubaté quer barrar crimes com a ajuda de estudantesTaubaté
A Secretaria de Segurança Pública de Taubaté estuda medidas para coibir o avanço da criminalidade na cidade.
A pasta pretende, dentro de dois meses, criar um projeto com a Secretaria de Educação para percorrer escolas dando palestras com dicas de segurança e o risco das drogas.
“Ex-militares irão nestas escolas para conversar com os alunos e mostrar os riscos de se envolver com as drogas. Também vamos entregar cartilhas com medidas de segurança contra o crime”, disse o tenente Orlando Lima, secretário de Segurança Pública.
Lima também pretende se reunir com as polícias Militar e Civil para saber em que a prefeitura pode ajudar no combate ao crime. “É um assunto delicado. Eles cuidam do reforço e da investigação. Se houver alguma coisa que possamos ajudar, vamos ouvir e fazer para garantir a segurança.”
Com 33 ocorrências e 36 pessoas assassinadas até julho, Taubaté, de 278 mil habitantes, está próxima dos 40 homicídios de São José, que tem 629 mil moradores.
Tráfico. As polícias Militar e Civil creditam o alto índice de assassinatos à presença maciça do tráfico nos bairros das partes alta e baixa da cidade.
As corporações também cobram investimento em infraestrutura nestas áreas.
O drama de perder o filhoSão José dos Campos
A dona de casa Maria Olivia de Souza Mengue, 65 anos, ainda chora a morte do filho Sidney de Souza, 28 anos. O rapaz foi morto a tijoladas no residencial Righi, na zona leste de São José, no dia 24 de junho. A Polícia Civil ainda não tem pistas dos assassinos, mas a principal suspeita é que o crime tenha sido motivado por homofobia.
HomicídiosCunha/ Cruzeiro/ Campos do Jordão/ Ilhabela
As quatro cidades tiveram o mesmo comportamento:
Julho 2010: 0
Julho 2011: 1
Caraguatatuba
Julho 2010: 2
Julho 2011: 4
Caçapava
Julho 2010: 1
Julho 2011: 1
Aparecida
Julho 2010: 1
Julho 2011: 0
Jacareí
Julho 2010: 3
Julho 2011: 5
Lorena
Julho 2010: 1
Julho 2011: 1
Paraibuna
Julho 2010: 1
Julho 2011: 0
Pindamonhangaba
Julho 2010: 1
Julho 2011: 3
Potim
Julho 2010: 1
Julho 2011: 0
São José dos Campos
Julho 2010: 5
Julho 2011: 2
São Luís do Paraitinga
Julho 2010: 1
Julho 2011: 0
São Sebastião
Julho 2010: 3
Julho 2011: 2
Taubaté
Julho 2010: 2
Julho 2011: 6
Ubatuba
Julho 2010: 2
Julho 2011: 3
FONTE: JORNAL O VALE
Nenhum comentário:
Postar um comentário