quarta-feira, 23 de novembro de 2011

A AVALIAÇÃO POPULAR TEM SEUS MISTÉRIOS

Encerramos a enquete de avaliação do nosso Blog e os resultados foram os seguintes: Leitores que deram nota de zero a dois, foram 20%, de três a quatro recebeu 13% dos votos, de cinco a seis ficou com 15%, de sete a oito com 12% e de nove a dez obteve 37% dos votos. Significa que 64% dos leitores aprovaram o Blog com qualificação acima de cinco e 33% consideraram o Blog ruim ou péssimo.
O resultado mostra que a população que lê o Blog tem uma tendência de se considerar satisfeita ou insatisfeita com o que é publicado aqui. Felizmente a maioria dos leitores consideraram positiva a nossa linha de atuação. Gostaríamos de obter melhor qualificação, mas infelizmente existem muitos votos que não são atribuídos ao Blog, mas aos políticos que aparecem em nossas matérias ou aos pontos de vista defendidos por aqui.
A enquête tem a finalidade de avaliar a opinião do leitor e ele nem sempre avalia o que vê, mas sim o que sente. Assim é com a avaliação do prefeito que algumas pessoas votam pela aprovação porque obteve alguma vantagem para si ou para o seu bairro e outros votam contra por não terem obtido a mesma vantagem. Claro que a avaliação tanto do prefeito como do Blog deveriam ser feitas sem se levar em conta as questões pessoais como por exemplo: o prefeito não me atendeu, ou não atendeu o meu bairro, mas no geral ele é um bom prefeito, ou vice versa: como por exemplo : o prefeito atendeu o meu bairro, mas não tem sido bom prefeito no geral. Esse despreendimento vai demorar e só virá com o tempo quando as pessoas ao votarem em uma enquête levem em conta o interesse coletivo deixando de lado o interesse pessoal. De qualquer forma as enquetes servem para mostrar essa e muitas outras situações que por trás da opinião acabam influindo no resultado.
Tempos atrás, à época de uma eleição alguém, em plena praça pública dizia que não votaria em um certo candidato porque ele não dera um emprego à sua filha que é formada em direito. Dizia que pediu o favor e não conseguiu e por isso votaria no outro candidato. Não era gente simples, mas com formação superior. Essa situação se repete numa cidade em que não há empregos e qualificações de mão-de-obra suficientes e muita gente vive de favores políticos para resolver as dificuldades particulares. Ora, se um prefeito for resolver as questões particulares de cada indivíduo, o município acabará empregando em excesso. Entretanto, isso ocorre e a avaliação acaba sendo pelo particular em detrimento do coletivo. Tanto o Blog como o prefeito, como os vereadores que às vezes são avaliados aqui recebem votos de boa qualidade, mas também recebem votos contrários porque não conseguiram satisfazer sentimentos particulares. Contudo, é bom que todos os avaliados retirem dessas votações os subsídios necessários ao desenvolvimento da cidade rumo a independência das pessoas que em outras circunstâncias poderão se livrar da necessidade e dos favorecimentos que o poder lhes possa dar ou negar.
Aos detentores do poder a mais importante das virtudes é a de ouvir o povo, consultá-lo sempre e desenvolver a cultura do sentimento coletivo. Um povo evoluído por certo vai construir uma nação evoluída.

Nenhum comentário: