sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Curso de Enfermagem do Módulo promove coleta de Papanicolaou

Em parceria com a Secretária de Saúde de Caraguatatuba, o Centro Universitário Módulo promove a Campanha de Coleta de Exame Preventivo para Colo de útero – Papanicolaou. A campanha é um projeto do curso de Enfermagem do Módulo com a equipe de Programa Saúde da Família (PSF), vinculado ao Ministério da Saúde.
A coleta de Papanicolaou tem como objetivo conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção contra o câncer de mama e de colo de útero. O atendimento acontecerá no Laboratório de Enfermagem da Mulher, no campus Martim de Sá, nos dias 2 e 9 de dezembro. Os interessados devem agendar o exame de 2ª a 5ª feira, das 9h às 19h, pelos telefones (12) 3897-2018 ou 3897-2008.

Um comentário:

munícipe preocupado disse...

O exame Papanicolau não tem qualquer ligação com a prevenção de cancer de mama. Trata-se de coleta de material para citologia de cancer de colo uterino.
Essas "promoções" de coleta servem apenas para tapar um buraco que a secretaria de saúde não consegue fechar.
O correto seria que todas, TODAS, as mulheres tivessem acesso a consulta com ginecologista, onde seria feita não somente a coleta de material para exame como também um procedimento realizado pelo médico ( e só ele) chamado colposcopia e também exame das mamas e solicitação de ultrasom e mamografia. O ultrasom é necessário par se avaliar os demais órgãos femininos e a mamografia detecta nódulos pequenos, não perceptíveis no auto-exame.
Só assim teremos todos os procedimentos necessários a prevenção de cancer nas mulheres. O Papanicolau somente não garante a saúde da mulher.