terça-feira, 15 de novembro de 2011

MÉDICO É FIGURINHA DIFÍCIL

Conversei com um amigo que é médico envolvido na área pública no Vale do Paraiba, é especialista reconhecido, mas não deixou de atender na rede pública. Perguntei porque não se acham médicos para a rede pública e ele respondeu que o salário do médico na rede pública não atrai profissionais para trabalharem 40 horas semanais por um salário de no máximo três mil reais das prefeituras e mil e oitocentos quando o patrão é o governo estadual. Segundo ele que é coordenador desses serviços na rede municipal de uma cidade média os médicos que aceitam essa situação acabam fazendo de conta que estão empregados e os governantes fazem de conta que têm médicos. Se formos analisar o salário do médico de três mil por mês para atender pessoas doentes e assumirem a responsabilidade de erro médico, processos e outros desconfortos, concluiremos que seria melhor serem vereadores, e principalmente prefeitos que ganham pouco mas ficam ricos sem faculdade, sem residência e nem especialização. Não precisa conhecer um montão de remédios pra receitar e ainda assim ficam às vezes milionários mesmo que suas empresas nunca deêm lucros e mesmo sem terem sequer completado o ensino médio. Conclui que ao invés de estudar medicina melhor é ser empreendedor. Fechou o argumento dizendo que se não pagarem salário justo, não terão médicos. Perguntei o que seria um salário justo e ouvi a resposta, próximo de sete mil reais por 20 horas semanais.
Estou passando o mesmo que me foi ensinado e não estou tomando partido. É só pra raciocinar e imaginar quando é que o problema da saúde vai deixar de ser um enorme faz de conta.
João Lúcio

Um comentário:

Anônimo disse...

Copiei isso do site da Federação Nacional dos Medicos

FENAM divulga piso salarial dos médicos para 2011

Cid Carvalhaes informou que o piso salarial dos médicos serve como parâmetro para orientar as reivindicações da categoria

18/01/2011
É de R$ 9.188,22 o piso salarial dos médicos em 2011, para uma jornada de 20 horas semanais de trabalho. O valor, que passou a vigorar em primeiro de janeiro, é resultado da atualização monetária pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor - (INPC), do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos - (DIEESE), cujo índice acumulado em 2010 foi de 6,91%.

O piso salarial dos médicos serve como referência e é parâmetro para orientar as reivindicações da categoria em dissídios, convenções, acordos coletivos de trabalho e demais negociações.

OU seja aqui em Caragua os medicos da prefeitura PSF ganham metade do que deveriam por lei , pois aqui eles trabalham 40 horas e recebem a metade.

ISSO È UMA VERGONHA temos que agradecer de ainda termos medicos aqui em Caragua , eles são herois e trabalham por amor a medicina