quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Óleo de vazamento do Rio pode chegar a praia de Ubatuba

Óleo de vazamento do Rio pode chegar a praia de Ubatuba, diz Minc
Secretário Estadual do Ambiente carioca fala sobre os riscos
O secretário Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Minc, afirmou em entrevista durante esta terça-feira (22) que o óleo que vazou no Campo do Frade, na Bacia de Campos, pode chegar às praias do litoral brasileiro em duas semanas. Uma das cidades que poderiam ser afetadas, de acordo com Minc, é Ubatuba.

"Os nossos técnicos e os do Ibama (Instituo Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) me informaram que mais de dois terços de todo óleo ainda não afloraram, e estão abaixo, na coluna d´água", explicou Minc. "Isso vai acabar empelotando e essas 'bolas de piche' vão aparecer nas praias de Arraial do Cabo, de Angra dos Reis, de Ubatuba. Isso pode acontecer daqui a duas semanas, ou daqui a um mês", complementou o secretário.

Segundo os especialistas do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), uma parte do óleo sobe para a superfície do mar e evapora. Já a outra parte, um óleo mais grosso, fica no fundo do mar, e se agrupa em pelotas. De acordo com os técnicos, este óleo, que fica com forma parecida com piche, poderia chegar à costa do Rio de Janeiro, do Espírito Santo e de São Paulo.

Entretanto, especialistas do Inea dizem que a chegada do óleo vai depender das condições climáticas, que, neste momento, estão colaborando, já que o vento está soprando para leste, na direção oposta a da costa brasileira. Se o vento mudar, o óleo pode chegar nas praias.

O tamanho da mancha de óleo está sendo acompanhado por sobrevoos realizados por um helicóptero da Marinha, com a ajuda de técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Com informações do G1

Nenhum comentário: