quinta-feira, 17 de novembro de 2011

OPOSIÇÃO É O APELIDO DADO A QUEM PENSA DIFERENTE

Nas adversidades ocorrem os debates e as opiniões são a grande arma das pessoas inteligentes. Se alguém pensa diferente da gente, ela não pode necessariamente taxada de oposição a nós, porque o mundo não pode ser dividido entre a favor contra a alguém ou a alguma doutrina política. Os políticos que ocupam o poder costumam tratar a todas as pessoas que discordam dos seus métodos de gestão como oposição. Assim dividem o mundo em a favor ou contra eles, como se eles fossem os divisores de água de um povo. Estes são a nosso favor e vão dentro da carroça, mas aqueles que não são a nosso favor vão empurrando a carroça. Isso é grotesco, estapafúrdio, bizarro e esquisito se  verificarmos que estar no poder não o mesmo que ser dono do poder. Os que estão no poder têm obrigações de gerir a coisa pública de forma eficiente e correta e realizar aquilo que população esperava que fosse feito, e quando alguém discorda dos métodos ou dos planos, como é o caso do Plano Diretor de Caraguá que vai permitir construção abundante de prédios altos, isso não quer dizer que as pessoas que pensam assim devam ser tratadas com desdém e desrespeito somente por pensarem assim.
As pessoas estão acostumadas a se posicionarem contra ou a favor os nomes e as siglas como se torcessem para um clube de futebol. Só que a derrota de um time não causa prejuízos ao desenvolvimento de um povo enquanto que os erros de gerenciamento público causam danos irreversíveis porque o atraso não se recupera mais, já que o tempo perdido está perdido.
Caraguá está experimentando um momento historicamente importante com o advento de um falso progresso que se realiza muito mais através o chamado inchaço do que do desenvolvimento. Crescer é se tornar grande, mas ser grande sem saúde não significa que o crescimento tenha sido positivo. As construções nas praias com banheiros jorrando na areia, as construções em áreas de preservação ambiental como as encostas, a falta de saneamento básico com inúmeras praias impróprias, o comércio predatório das lojas de grande porte que não recolhem impostos na cidade porque têm depósitos em outros municípios, a falta de planejamento na aprovação de loteamentos populares e enfim a falta políticas de geração de emprego e de distribuição de rendas, não podem ser ignoradas.
Tudo isso significa que as verbas públicas deveriam ser gastas não somente em obras de concreto, mas sobretudo no desenvolvimento do ser humano que vive aqui e não tem experimentado melhorias no seu IDH- Índice de Desenvolvimento Humano. As pessoas que pensam assim, são chamadas de comunistas, de socialistas, sempre de forma pejorativa ou de meros opositores aos que estão no poder. Ouvi dias atrás alguém dizer que o prefeito de sua cidade é bom porque ele rouba mas faz e uma outra pessoa que disse que vai votar em um certo vereador porque ele conseguiu remédio gratuito para um parente seu. Assim o voto que seria a grande arma da construção da democracia deixa de ser instrumento de construção da nação e passa a ser instrumento de defesa de interesse pessoais. 
Quando os vereadores brasileiros descobrirem a força que têm e decidirem usá-la de maneira justa e perfeita os prefeitos serão de fato fiscalizados, sem que o vereador que o fiscalizar seja taxado simplesmente de oposição. Os poderes precisam ser exercidos dentro da concepção e dos fundamentos que serviram de inspiração aos pensadores que construíram as teorias de Estado. O Executivo opera o orçamento e o Legislativo, mais o Tribunal de Contas, a Polícia e o Poder Judiciário os vigiam de perto para que o povo receba os benefícios na melhor dose possível sem distorções e nem corrupção. Não cabe ao Executivo só porque tem uma caneta de ouro nas mãos, decidir sozinho e operar sem fiscalizações orçamentos tão vultosos. Se a teoria fosse seguida, a Dilma não teria esses problemas de ministérios corruptos porque os operadores do orçamento estariam sendo fiscalizados em tempo. Nas cidades as prefeituras têm por lei a obrigação de manter site transparente com todas as despesas e contratações, mas acabam burlando a lei e mantêm sites que não explicam e nem demonstram coisa alguma. 
Ainda bem que estamos experimentando uma época de caça às bruxas e tem muita bruxa por ai na mira da justiça que vão acabar recebendo seu justo tratamento. Quem viver verá, e vem bommmmmmmmmmba por ai. 

5 comentários:

Anônimo disse...

tenho fé em DEUS que isso aconteça,mas as pessoas no poder compram tudo..

Anônimo disse...

a maior bucha que caragua recebeu de 2004 á 2008,atrasou a cidade no minimo por 30 anos essas bruxas nao deve voltar mais porque deixou caragua com 4 anos de contas inrregulares,e que agora está no PDT manchado pela corrrupcao está querendo fazer de caragua igual o ministro luppi fez no ministério do trabalho, será que o senhor vai moralizar?

Anônimo disse...

e poe atraso nisto!
quero ver o dr, joao explicar de novo o que é oposição se entrar pela porta da frente eleito na camara, aí o bixo pega né jao!!!

Anônimo disse...

esse tipo de progresso com o sangue dos pobres e para quem tem pedra no coração,tudo pra ingles ver...só maquiagem,

Anônimo disse...

E os concursos? Nada mais a dizer?