segunda-feira, 21 de novembro de 2011

VEREADOR E RADIALISTA BRIGAM NO AR

Hoje, 21 de novembro de 2011, o programa radiofônico “Jornal Regional” da Rádio Caraguá FM, teve uma edição histórica. O radialista Forlin recebeu a visita do Vereador Omar Kazon que ocupou os microfones da emissora como entrevistado para responder as críticas feitas pelo apresentador do programa na semana passada. Em critica eufórica o radialista fez comentários sobre as emendas apresentadas pelos vereadores, e foram 48 emendas à lei do Plano Diretor que foi votado recentemente pelos vereadores. O radialista, na ocasião tinha feito menção à existência de possíveis “acertos”  entre vereadores e grupos de interesses, deixando ainda que remota a impressão de que as emendas pudessem ser frutos de influências estranhas ao poder. O Vereador Omar Kazon, um dos criticados, foi ao programa hoje, explicou as emendas de sua autoria, uma por uma e ao final o “bate-boca” ficou sério quando o vereador se referiu à insinuação que segundo ele no ar poderia gerar processos contra o radialista porque “acerto” não é termo correto para se explicar as atuações dos vereadores. O radialista tentou sair pela tangente e desculpou dizendo que acerto a que quis se referir são as reuniões de vereadores para decidirem os votos. O vereador foi mais enfático ao dizer que não era essa a intenção do radialista porque quando disse acerto quis dizer , em outras palavras negociatas, ou propinas. O radialista respondeu o dizendo que o vereador não poderia por palavras em sua boca, e a contra-partida foi a intervenção do Carlinhos Paes que operava a mesa da rádio que ameaçou tirar o programa do ar, mas advertido pelo apresentador do Jornal que não fizesse isso. O Carlinhos até tentou por panos quentes e falou que não queria ser o responsável por uma possível briga física no ar. O vereador ainda disse que aquele comportamento do radialista poderia gerar processos na justiça e a resposta foi a de que eu não falei isso, não falei em acerto de propina. O senhor prova? Foi hilário esse trecho.
No final o radialista disse que o vereador estava fazendo seu papel de pré-candidato a prefeito como oposição ao atual prefeito, o que foi rebatido pelo vereador que afirmou “sou mesmo pré-candidato a prefeito, vou ser até o final e não é por isso que sou oposição ao prefeito. Você é que sempre foi oposição ao prefeito, falava mal dele aqui no rádio todos os dias e de repente virou situação. Isso é que precisa ser explicado”. O radialista rebateu dizendo que é mesmo a favor do governo porque é sempre governo porque o governo muda e ele permanece no ar. Por isso se posiciona sempre a favor do governo.
Noutra oportunidade, em que o secretário adjunto o Rubinho entrou no ar para falar sobre a reforma dos campos de futebol da praia e da pista de Skate, ao terminar a sua intervenção o Omar agradeceu o abraço mandado pelo Rubinho e disse em alto e bom som “esse moço é que deveria ser o secretário de esportes porque ele trabalha, ao contrário do secretário (o Nivaldo Alves) que segundo ele só fica andando atrás do vice-prefeito pelas ruas e não faz nada”.
O Forlin perguntou: o senhor meteu pau no Nivaldo? É, mas vamos falar das emendas.
No final os microfones não foram cortados e o debate terminou com o final do programa quando o radialista disse que nunca impediu que o vereador falasse na rádio. A resposta de novo foi forte, “eu não sou impedido de falar mas nunca mais fui convidado pra vir aqui desde que você virou a favor do prefeito. O Mazzei me convida pro programa dele a Letie também, mas você só quer é agradar o prefeito”

Pelos comentários do Carlinhos o operador da mesa, os dois ficaram nervosos e aparentavam o risco de infarto já que ambos têm problemas de coração. Ofereceu até um chazinho calmante.

Nossa opinião: O jornalismo é o ponto mais importante de qualquer emissora de rádio ou televisão, e é só olhar para a Globo e ver que qualquer avaliação que se faça sobre a emissora passará pelos apresentadores do jornalismo. Imaginem o Bonner se declarando a favor do PT, no ar.
 No jornalismo, dificilmente se mexe por que o risco é muito grande. Com a saída do Cazoy, o SBT nunca mais teve referência na sua programação.
Via de regra, os apresentadores não têm liberdade para dar opiniões pessoais sobre fato e principalmente fato político porque sempre coloca em risco a instituição.
Todos sabemos que o poder é muito corrompido em todos os níveis, mas os órgãos de comunicação só se arriscam quando o caso é específico e as provas são abundantes. Dar “palpites” no dia-dia é sempre muito arriscado e a emissora que demonstra tendenciosidade se compromete.
Temos tecido aqui no Blog alguns comentários sobre comportamento da imprensa e com muita cautela porque a justiça está lá de braços abertos esperando as ações.
Hoje o radialista Forlin acabou por fortalecer os nossos comentários ao dizer no ar ; “sou sempre a favor do governo, porque o governo muda e eu continuo no ar”. Ao declarar-se a favor do governo se disse parcial.
As grandes redes têm seus comentaristas, e elas respondem pelo que eles falam  e nunca  o comentarista é o mesmo apresentador do programa, para evitar a contaminação de todo o conteúdo, valendo a opinião apenas para dar amplitude ao registro de certo fato, podendo ser inclusive contrariado por outro comentarista da mesma instituição. Opinião sobre determinado fato é apenas destaque e geralmente de pequeno volume.
A população que ouve rádio já sente falta dos repórteres nas ruas fazendo matérias quentes e de interesse geral, visitando bairros, delegacias, acidentes, festas e ouvindo o povo.
Com todo respeito que se deve aos antigos profissionais do rádio, e com o máximo respeito à história do radialista desta matéria, já é hora do rádio avançar com a inclusão nas programações de novos profissionais numa cidade que tem faculdade de jornalismo, não em substituição aos antigos, que precisam do trabalho, mas como sangue novo nesse mundo maravilhoso da informação.
 O que de melhor se viu nesse episódio foi o valor da informação equilibrada e livre. Parabéns ao Omar pelo desempenho e ao Forlin pela oportunidade que deu ao ouvinte de ver as coisas pelos dois lados.
Amanhã o Forlin recebe a visita do prefeito  que vai falar sobre o mesmo plano diretor.

23 comentários:

Anônimo disse...

UFC na Caragua FM, uhuuuuuuuuuuu

augusto tannenbaum disse...

Um radialista que faz uma palhaçada dessas, é pra rir ou chorar???Além desse cara encher o saco em um jornal, que mais parece aqueles programas shop qualquer coisa que vendem "super,hiper,big,fabulosos produtos", agora acabou de vez de enterrar qualquer resquício de credibilidade que poderia ter-lhe sobrado.

Anônimo disse...

Até que enfim apareceu um político "com aquilo roxo" nessa cidade. Os 50% da população que em 2008 queriam outra opção de governo para essa cidade se sentiram representados pelo vereador Kazon. Mesmo sem o conhecer já tem o meu voto em 2012!

Anônimo disse...

Imprensa chapa branca, secretário que não trabalha...O vereador disse o que a maioria da população gostaria de dizer. Muito obrigado Kazon!

Anônimo disse...

Uma pena que toda esta indignação do Senhor Kazon só veio por ele ter sido preterido pelo atual prefeito, coisa que até pouquissimo tempo atrás o mesmo fazia parte e defendia ferrenhamente !!!

Anônimo disse...

Eleição chegando...muito CUIDADO com os falsos profetas...não nos esquecemos a que grupo o senhor Kazon fazia parte a pouco tempo...qto. ao senhor Forlin dispensa comentarios...agora até a Praiamar este cidadão defende...os comentarios dele não se deve levar em conta.

Anônimo disse...

O Omar Kazon é o único que responde, comenta lá no Facebook.

Anônimo disse...

Parabens omar sua assessoria esta rapida no blog dali mamulengos.

Anônimo disse...

O Kara bate na câmara pede renovação dos vereadores em todos os seus programas, faz propaganda de seus amigos pre candidatos " eses são bão eu conheço (ele conhece o o ex e o atual(com sua cria) e agora qual é ruim????antes era o atual e agora SR INCREDIBILIDADE)", do executivo tá ótimo, esse não precisa mudar...., e quando a Câmara trabalha e faz emendas ( que é seu papel) o Kara mete o pau. A câmara deve ser submissa??? segundo esse Kara e aprovar o Plano Diretor do jeito que veio e só Deus sabe. Acho que depois de hoje esse sujeito deveria assumir a secretaria de comunicação e deixar os veiculos de imprensa livres para aplaudir e criticar só assim nasce uma verdadeira democracia, e tem pessos que só atrapalhão a cidade e o PAI$$$$$$$.

marcondes disse...

O SR KAZON E O SR NIVALDO (ERAM AMIGUÍSSIMOS) JA ME DIZIA NA CAMPANHA DE 2004, QUER VER UM HOMEM BRAVO?MEXA NO BOLSO DELE,NA EPOCA A SECRETARIA DE ESPORTES(SR NIVALDO)ALUGAVA CARROS VELHOS DA VIP POR QUASE R$ 100.00 A DIARIA,CARROS QUE USAVA NA CAMPANHA DO SR KAZON,AS EMPRESAS DO KAZON SEMPRE FORNECEU PRODUTOS SUPERFATURADOS A PREFEITURA,MAS QUANDO O PREFEITO SUSPENDEU OS CONTRATOS COM O KAZON O HOMEM FICOU BRAVO,VIROU ATÉ CANDIDATO A PREFEITO,QUANTO AO NIVALDO É UM PARASITA DO PODER,SE NÃO ESTÁ NO PODER ESTÁ MAIS QUEBRADO QUE ARROZ DE TERCEIRA,QUANTO AO SR FORLIM EU NÃO OUÇO SEU PROGRAMA MAIS,MAS O RESPEITO COMO PESSOA,NÃO COMO RADIALISTA,SAUDADE DOS PROGRAMAS DA RADIO OCEANICA!

-----------------------------------


DR JOÃO LUCIO O SR PERGUNTA A OPINIÃO SOBRE O BLOG,MAS SEMPRE BARRA MEUS COMENTARIOS,O SR ME CONHECE TALVEZ NÃO LIGUE O NOME A PESSOA,SOU MUITO AMIGO DO VEREADOR PH,PERGUNTE A ELE QUEM É O MARCONDES,SOU RESPONSAVEL PELO QUE
ESCREVO,ESPERO NÃO SER BARRADO OUTRA VEZ ,ABRAÇO

Anônimo disse...

Esse radialista ja perdeu a credibilidade faz tempo...

Anônimo disse...

Como bem disse o Cap Nascimento nas falas:
1) Nesta altura do campeonato vc está sem bandoleira?
2)Isto vai dar merda..eeee

Anônimo disse...

PARABÉNS OMAR KAZON DESSA VEZ EU RACHO DE TRABALHAR PRA TI .POIS ESSE RADIALISTA SE ACHA...............NEM PERCO TEMPO DE OPUVIRM ESSA RADIOOOO

Anônimo disse...

Parabéns Omar Kazon, depois dessa a atual administração vai abaixar a bola,e o "radialista" que se diz ser sempre governo não deveria nunca ter dito aquilo, pois o verdadeiro RADIALISTA tem que ser imparcial, e nunca ser situação ou oposição, ele deve sempre levar a VERDADEIRA informação ao seu ouvinte para sempre ter credibilidade, bem diferente do que vemos em nossa cidade, lamentável....

Anônimo disse...

Dr. João Lúcio eu como eleitora e funcionária pública fico muito triste com os politícos de Caraguá, pois no portal da transparência da prefeitura consta a vários meses o nome do servidor Dr.Sidnei de Oliveira Andrade matricula 11216 como assessor jurídico I FG (CC-2)recebendo o salário de R$ 3.266,46,todos sabem pois é o que esta no portal da transparência. Onde ele trabalha? Isto não é um acordo? Gostaria de saber do Forlin o que acha disso!Pergunta para o prefeito? Isso é uma porrada na cara dos servidores que cumpre suas atribuições com dignidade.

blogdojoaolucio disse...

Questão de esclarecimento. A quantidade de comentários que não pudemos publicar foi muito grande por conta da indignação de muita gente em relação ao comportamento da imprensa. Os que publicamos são os mais comportados. Sobre um certo secretário que foi acusado de não trabalhar os comentários que recusamos são muito irados.
Quem quiser comentar precisa ter cuidado com as palavras porque há várias formas de dizer a mesma coisa. Vamos juntos.

Anônimo disse...

Gente como esse secretario e odiado nao

Anônimo disse...

Pois é o que vale é kem paga mais... Na camara os que eram contra o ACS agora almoçam ,jantam e fazem cafuné...Kem os vê na tribuna????
O cara que ficou famoso por se fazer indignado com a retalhação do ACS no seu 1 dia de mandato, inclusive o dele tbm estava na reta...sendo acusado de super salário pra pouco serviço agora se tornou o defensor vitimado pela ira da oposição...

Ta na hora de usar peróba radialista pq os políticos atuais ja usam vazilina...
Vc ta parecendo mesmo é o advogado do diabo kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Oleeeeeeeeeeeeeeee
oleeeeeeeeeeeeeeeee
ole olaaaaaaaaaaaaaaaaa
brigaaaaaaaaaaaaaaaa
brigaaaaaaaaaaaaaaa
oleeeeeeeeeeeeee
oleeeeeeeeeeeeeeeeeee
ole olaaaaaaaaaaa
obixo vai pegar
oleeeeeeeeeeee
oleeeeeeeeee
ole olaaaaaaaaaaaa
o povo vai acordar
ole oleeeeeeeeeeee
oleeeeeeeeeeeee
ola aaaaaaaaaaa
o mandaxuva vao se ferrar
viva o povo massacrado que alem alem de acordar pra vida perceberam seus direitos....
vivaaaaaaa caraguaaaaaaaaaaaaa

Carlito Rodrigues disse...

CREDIBILIDADE ZERO
É pena que em pleno século XXI ainda tenhamos que presenciar situações tão grotescas como esta. Fico muito triste e confesso até certo ponto revoltado.

Também sou um profissional do rádio (radiojornalismo) há quase 30 anos. Neste período fui perseguido, por poderosos (políticos) pela linha dura dos meus comentários.

Sempre tomei o cuidado de não misturar as coisas, Antes de tecer um comentário é preciso estudar o assunto com responsabilidade e só depois de estarmos interados de todos os pormenores é que teremos condições de comentar esse ou aquele assunto. Um profissional do radiojornalismo não deve jamais se declarar como o fez o radialista. Tal atitude leva a credibilidade do programa e da emissora a zero.

É por essas e outras que tenho dito: NÃO PODEMOS BATER PALMAS PARA LOUCO DANÇAR.

Anônimo disse...

Caro Blog, que tal fazer uma enquete, se o tal jornalista tem credibilidade ou não, o que vc acha??

Anônimo disse...

credibilidde onde,ele defende com unhas e dentes pessoas que ele proprio atacava,tudo bem que poemos muda de ideia mas ele esta estrapolando eu ja não ouço ha muito tempo tenho usr..

Anônimo disse...

tudo farinha do mesmo saco. amanha eles bebem juntos.