terça-feira, 13 de dezembro de 2011

SÃO JOSÉ TEM SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE ATIVA

Prefeitura de São José dos Campos faz doação de mudas para incentivar arborização
A Prefeitura de São José dos Campos doa mudas arbóreas para interessados fazer o plantio em áreas particulares, como quintais dos terrenos urbanos, sítios e chácaras. Em 2010 foram entregues aos moradores 2.500 unidades de espécies nativas – jatobá, jequitibá, pitangueira, goiabeira, aroeira, cássia – produzidas no viveiro do município, localizado no Parque Natural Augusto Ruschi, no Costinha (região norte).

O programa existe há vários anos e visa favorecer a arborização urbana e a qualidade de vida da população. As árvores contribuem para o equilíbrio natural, purificam o ar, conservam a umidade, produzem sombra, refrescam o ambiente, amortecem os ruídos, reduzem a velocidade do vento, tornam permeável o solo e embelezam a paisagem urbana.

O plantio deve ser feito da forma recomendada. Deve ser analisada a área disponível, a espécie a ser plantada e a projeção de crescimento para evitar problemas, como os relacionados à fiação elétrica e aos pavimentos.

São liberadas até 10 mudas por endereço a cada ano para plantio em São José dos Campos. Para fazer a solicitação, os interessados devem comparecer à Secretaria de Meio Ambiente – Avenida Olivo Gomes, Santana (Parque da Cidade, Casa do Café) – com documento de identificação e comprovante de residência. Os técnicos verificam qual a espécie mais adequada para o local e prestam todas as orientações sobre plantio, adubação e conservação adequada.

O solicitante assina um termo de compromisso para a conservação das árvores plantadas. Essas mudas não podem ser plantadas em áreas públicas ou calçadas. Nesses lugares o plantio só pode ser feito pela Prefeitura, conforme o planejamento arbóreo do município.

Mais informações pelo telefone 3909-4529.
 
VNEWS

Nenhum comentário: