sábado, 10 de março de 2012

QUANTO CUSTA UM HOSPITAL

A Santa Casa de Caraguá apresentou na audiência pública de ontem dia
9-3-12, um vídeo que demonstra os valores do seu custeio. Recebe do município cerca de 800 mil reais, da União cerca de 700, do Estado 140, dos convênios e particulares cerca de 500 mil o que soma 2,1 milhões. O demonstrativo de despesas aproxima de 2,4 milhões por mês, sendo que só de folha de pagamento dos funcionários  800 mil e mais a folha dos médicos, cerca e 800 mil. Sabendo-se que são 80 médicos aproximadamente, cada um percebe um rendimento próximo de 10 mil reais.  A luta da instituição segundo o seu diretor Dr. Amauri é para conseguir equilibrar essa conta que está negativa.   O município está irredutível na discussão sobre aumento de repasses municipais.
Há uma queda de braço entre o prefeito e a direção do nosocômio e isso tem dificultado os entendimentos. 
O governo do Estado está mais acessível e poderá regionalizar parte dos serviços do hospital o que irá possibilitar melhoria no atendimento.
O diálogo nunca deve ser evitado se não a população vai pagar ainda mais caro com a falta do serviço de qualidade. O hospital não presta um serviço de qualidade em todos os setores, mas pode ser bem melhor se houver compreensão e colaboração. Quanto às contas, há órgãos competentes para analisá-las e isso por certo já ocorre há que o Tribunal de Contas da União faz as auditorias quanto às verbas federais e o Tribunal de Contas do Estado o faz em relação às verbas municipais e estaduais. Se as contas não estão sendo questionadas pelos tribunais, os números podem ser considerados corretos e o prejuízo apresentado merece crédito até prova em contrário.
O que se deve defender é o interesse da sociedade e o direito do cidadão de um serviço de saúde de boa qualidade.

Nenhum comentário: