segunda-feira, 16 de abril de 2012

SAÚDE PÚBLICA - ESPECIALIDADE DO PSDB

Prefeitura de São José marca reunião para resolver caos da saúde pública
De acordo com a Secretaria da Saúde, coordenadores das UBS serão orientados a agendar consultas diárias e acabar com reclamações de pacientes.
Credito: Reprodução / Rede VanguardaA semana mal começou e moradores de São José dos Campos já enfrentam problemas na saúde pública. Nesta segunda-feira (16), pacientes que tentavam agendar consultas na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Oriente tiveram que enfrentar uma longa fila.

Um paciente registrou o movimento logo cedo em frente à unidade. Durante quase toda a manhã, a fila para pegar uma senha foi grande. Tudo para tentar marcar uma consulta médica na unidade. "Semana passada eu vim aqui e a moça falou para mim que a partir do dia 15 você vem aqui para pegar a senha e marcar para outro mês. Então, o que está acontecendo todo mês", disse a paciente Silvana Barros.

Sem preferência alguma, idosos também tiveram que enfrentar a fila. "Na idade que a gente se encontra, eles acham que a gente é obrigado a aguentar na fila", contou o aposentado José Pena de Oliveira

"Eu não vou ficar, porque depois que aguardar lá com uma senha. Quer dizer, fica na fila pega a senha e tem que esperar uma, duas horas, ai não pode", disse o aposentado Jair Duarte

Os pacientes dizem que dentro da UBS a situação não era diferente. "Está cheio de gente, eles não deixam ninguém mais passar. Já está todo mundo lá no corredor sem conseguir respirar", revelou a cabeleira Regiane Silva.

Credito: Reprodução / Rede VanguardaSegundo o secretário de Saúde da cidade, Danilo Stanzani, a prefeitura colocou cinco supervisores para fiscalizar o atendimento nas UBS. Ele afirma que o atendimento deve ser feito a qualquer momento e não por meio de senhas. "A enfermeira que está tomando conta da unidade, ela mudou a rotina da UBS, alterando a forma de acolhimento, provocando a fila para agendamento de consulta. Sendo que, a rotina nossa, é não ter data fixa para agendamento".

Problema sem fim

Desde a última quarta feira, o Vanguarda TV acompanha os problemas na Saúde Pública de São José dos Campos. Em várias unidades de saúde da cidade, quem precisou do serviço reclamou da demora e da falta de médicos. Na UPA do Campo dos Alemães, só eram feitos atendimentos de emergência. E no Pronto Socorro da Vila Industrial, muito movimento e poucos profissionais para atender a demanda.

Solução

O secretário de Saúde disse ainda que o problema da falta de médicos deve ser resolvido com o concurso público que acabou de ser realizado neste fim de semana. Sobre a falta de atendimento preferencial aos idosos, ele lamentou o fato e disse que vai orientar os servidores para que isso não se repita.

Apesar do secretario ter dito que o certo é marcar as consultas em qualquer dia e horário, na tarde desta segunda-feira (16), a produção do Vanguarda TV ligou em outras unidades básicas de saúde da cidade.

E em algumas delas, fomos informados pelas atendentes que havia, sim, uma data ou um horário específico para agendar as consultas, do mesmo jeito que ocorreu no posto do Jardim Oriente.

Sobre isso, a prefeitura informou agora há pouco que marcou uma reunião com os coordenadores das UBS para orientar que as consultas sejam agendadas todos os dias.
NOTA NOSSA: O PSDB em São José dos Campos está lutando para nivelar a saúde pública de lá com a de Caraguá. A matéria acima foi publicada pelo Vnews.

Nenhum comentário: