terça-feira, 1 de maio de 2012

JÁ É POSSÍVEL DAR A LUZ EM CARAGUÁ

Recebemos informação extra-oficial dando conta de que a mortalidade infantil em Caraguá e no Litoral Norte teve uma queda significativa nos últimos dois anos. A principal justificativa é a melhoria que recebeu o hospital Stela Maris de Caraguá, depois de inaugurada a nova maternidade bem equipada e moderna e a UTI neonatal que vem atendendo a todas as cidades da região e até pacientes de outras cidades. Estamos fazendo uma pesquisa para apresentarmos dados e detalhes de tão importante modificação. Povo que respeita a vida é povo evoluído. Estamos começando a ser considerados povo evoluído. Que bom!
Segundo dados a serem confirmados, nós que tínhamos um índice de mortalidade infantil de cerca de 20 crianças mortas, antes de um ano de vida, em cada mil nascidas vivas, estamos com cerca de 12 mortes por mil, o que ainda é ruim diante de países como Cuba, com 5,4 e Chile com 6,7, mas está dentro da média nacional. Valeu o esforço da ONG Olho Vivo, da Dra. Ana Maria Garro, Dra. Shirley, Promotoria Pública na figura do Dr. Moacir Witacker que agora está em São Vicente, e de outras figuras que deram a sua colaboração para que isso ocorresse.
A Irmã Maria Sílvia, diretora do hospital tem grande parcela de contribuição já que conseguiu terminar a obra da maternidade que perdurava por mais de uma década, e conseguiu inaugurar a UTI néo-natal.
Estamos todos de parabéns e as crianças que iriam morrer, por falta de atendimento digno, já não morrerão mais. Isso é progresso de verdade.
Gestantes daqui já não procuram outras cidades para terem seus filhos e as de fora já estão vindo aqui para terem seus bebês com segurança. Que bom!

Nenhum comentário: