terça-feira, 14 de agosto de 2012

SÃO SEBASTIÃO TEM GUARDA MIRIM


As cidades praianas, em regra geral, vivem em função das divisas econômicas trazidas pelos turistas que ocasionalmente as visitam. É a chamada economia sazonal cujo resultado prático é incerto e funciona oscilando entre a abundância e a escassez.
A história conta que as pessoas que vivem nessas regiões são, via de regra, adaptadas a esse processo econômico e aos desconfortos que ele produz, mas, mantêm, no inverno, a esperança de que com a chegada do verão tudo se resolverá.
Essa acomodação geral, que contamina tanto os habitantes como os administradores públicos,  acaba sendo negativa no que diz respeito ao processo de produção de bens e serviços capaz de gerar postos de trabalho e de distribuição justa de rendas.
Quando o turista chega por aqui, ele acaba sendo alvo de assédios que às vezes o assustam por conta da má qualidade dos serviços e da recepção que lhes são oferecidos. Há carência de mão de obra para serviços elementares como o de garçom,  eletricista, pintores, pedreiros, mecânicos, jardineiro.
A cidade de São Sebastião, sem qualquer  referência de cunho político, teve uma iniciativa que deveria ser predominante nos sistemas de governos municipais da região. Lá a Guarda Municipal criou e administra a instituição denominada de “Guarda Mirim” que funciona na região sul da cidade, em um prédio antigo de escola desativada.
A primeira turma foi admitida em julho de 2011 e era composta de 96 jovens adolescentes, sendo grande parte deles, meninos do chamado grupo de risco social, por virem de famílias desestruturadas,  alguns com histórico de uso de drogas e vadiagem e outros com dificuldades para frequetarem escolas regulares, por comportamento inadequado.
Desses 96 meninos de 15 a 17 anos, quarenta desistiram do curso de um ano, por questões das mais variadas como, por exemplo, não aceitar o corte de cabelos no formato militar, ou por não gostar da disciplina, ponto forte do ambiente.
Os outros 56 se formaram, alguns com muita insistência e paciência da parte dos monitores da instituição que entendem as dificuldades de alguns alunos e fazem todo o esforço possível para mantê-los no curso.
Os certificados foram entregues no mês de julho último e todos eles estão no caminho do mundo maravilhoso do trabalho honesto.
Recebemos a informação extra oficial de um dos monitores da instituição o Pedro que é servidor do corpo da guarda municipal de São Sebastião e professor nos cursos da Guarda Mirim, que mesmo ainda no seu segundo ano de existência já mostra a necessidade de ampliação e poderá ter que ser transformada em uma fundação, dada a sua importância social para a cidade que assim vai oferecendo aos jovens a possibilidade de conhecerem o lado de cá da vida, ou seja o lado do trabalho honesto.
Neste segundo ano, o processo de seleção dos alunos foi objeto de aperfeiçoamento, para que a oportunidade seja dada realmente aos meninos que realmente necessitam e cujas famílias não terão possibilidades de encaminhá-los de forma eficaz. Houve seleção de cunho socioeconômico e ao que parece mais justa.
As cidades do litoral precisam fazer operações dessa espécie, mas em grande escala para que os jovens tenham a possibilidade de ter contato com o mundo da produção e com a possibilidade de viverem de um salário digno.
A qualificação dos jovens vai oferecer ao turista, um atendimento mais satisfatório, já que eles têm aqui as suas casas e apartamentos, e necessitam de serviços e nem sempre encontram.
O principal índice de desenvolvimento humano é o que gera profissão e trabalho, ficando claro que o povo que tem profissão e trabalho terá mais chances de organizarem as suas famílias e assim produzirem novos cidadãos a cada dia mais adaptados ao senso coletivo do progresso social.
São Sebastião merece nossas homenagens no dia de hoje, reservando-nos sempre o direito de criticar negativamente quando se fizer necessário, porque com esta iniciativa a cidade poderá ter se livrado de vários problemas que alguns daqueles meninos poderiam causar se não tivessem conhecido a Guarda Mirim. 

Nenhum comentário: